Ficha Corrida

11/10/2014

Caos Aéreo

caos aereoA Veja criou até um verbete para doutrinar sua manada. Desde que Lula assumiu e continuou no governo Dilma, Eliane Cantanhêde, porta-voz do PSDB e colonista da Folha, martela sobre o caos aéreo no Brasil. Hoje a Folha esconde no caderno Cotidiano a informação de que o Brasil tem o menor índice voos atrasados dos últimos 10 anos. Para quem levava à capa qualquer notícia a respeito de quem sofria atraso nos aeroportos com o único intuito de desgastar Lula e Dilma, esconder nas internas do jornal só revela o velho e permanente método Rubens Ricúpero: esconder o que é bom para Dilma e mostrar o que é ruim.

Só em Cláudio, Mina Gerais, não atrasa voo. Porque lá só desce e sobre aviões com Aécio Neves ou, segundo a ADPF, outras coisas… Nas terras do titio Quedo não há caos aéreo.

Brasil tem menor índice de voos atrasados em 10 anos

Em 2013, 7,89% dos voos atrasaram mais de 30 minutos, segundo a Anac

Regras mais rígidas e o fato de as empresas terem ampliado tempo previsto de voo estão entre as explicações

RICARDO GALLO, DE SÃO PAULO, para a FOLHA

O Brasil bateu em 2013 o recorde de pontualidade de voos nos últimos dez anos, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

No ano passado, 7,89% dos voos atrasaram mais de 30 minutos e 3,08% mais de 60 minutos, de acordo com o anuário da agência, a ser divulgado na segunda (13).

Em 2012, o índice de voos atrasados havia sido de 10,97% (mais de 30 minutos) e de 3,68% (mais de 60).

O pior ano para o setor –e para os passageiros– foi 2007, auge da crise aérea, quando um a cada três voos atrasou mais de meia hora.

Desde então, regras mais rígidas impuseram às empresas aéreas, por exemplo, obrigações de assistência a passageiros em caso de atraso e cancelamento de voos.

Segundo a agência, a concessão de aeroportos (Cumbica, Brasília, Viracopos, Confins, Galeão e São Gonçalo do Amarante-RN) ajudam a melhorar a infraestrutura e, consequentemente, impactam nos resultados, principalmente a longo prazo.

Isso porque os concessionários responsáveis pelos aeroportos têm compromissos a cumprir com ampliação e manutenção de qualidade.

VOOS MAIS LONGOS

Mas uma das principais explicações para o resultado está em um expediente adotado pelas companhias aéreas nos últimos anos. Elas aumentaram o tempo reservado para viagem, criando "folgas" que permitam atenuar atrasos ao longo o dia.

Um voo não vai para o destino e volta. Ele vai, por exemplo, de Guarulhos para o Recife, de lá para Manaus, de lá para Boa Vista. Assim, atrasar o voo na origem causa efeito cascata que afeta todos os voos seguintes, o que prejudica os passageiros e, no limite, a própria empresa.

Esse tempo é definido por meio de um instrumento chamado "Hotran", por meio do qual a empresas aérea diz para a Anac qual horário reservou para determinado voo.

A reserva de horário de um voo que levava 65 minutos tem, agora, três minutos a mais, diz Maurício Emboaba, consultor técnico da Abear, associação que reúne TAM, Gol, Azul e Avianca."Os tempos de viagem estão aumentando sim e criando mais folgas, porque temos deficiências acentuadas de infraestrutura."

Entre elas estão as restrições de espaço aéreo e de limitação de capacidade dos aeroportos que criam filas para pousos e decolagens.

Há outras razões para a melhoria de eficiência, disse Emboaba. Os voos estão "fechando" (o último passageiro a embarcar) com maior antecedência, em média de 45 minutos, ante 30 minutos adotados anteriormente.

No geral, foram transportados, em 2013, 109,2 milhões de passageiros pagos.

6 Comentários »

  1. […] problemas nas gestões de Lula e Dilma sugerem apagão das hidrelétricas, da febre amarela, docaos aéreo… Por que esta condescendência toda com o PSDB? Teria algo a ver com o papel de oposição aos […]

    Pingback por Para a Folha, incompetência agora se chama crise | MANHAS & MANHÃS — 15/10/2014 @ 7:24 am | Responder

  2. […] problemas nas gestões de Lula e Dilma sugerem apagão das hidrelétricas, da febre amarela, do caos aéreo… Por que esta condescendência toda com o PSDB? Teria algo a ver com o papel de oposição aos […]

    Pingback por Para a Folha, incompetência agora se chama crise | Ficha Corrida — 15/10/2014 @ 6:57 am | Responder

  3. […] Cantanhêde faz campanha diuturnamente contra o PT. Disseminou a febre da febre amarela, criou o caos aéreo, e o ‪#‎naovaitercopa‬. A Folha nunca pôs reparo, simplesmente porque ela é casada com […]

    Pingback por Xico Sá, cabra marcado pra morrer | MANHAS & MANHÃS — 14/10/2014 @ 6:52 am | Responder

  4. […] Cantanhêde faz campanha diuturnamente contra o PT. Disseminou a febre da febre amarela, criou o caos aéreo, e o ‪#‎naovaitercopa‬. A Folha nunca pôs reparo, simplesmente porque ela é casada com […]

    Pingback por Xico Sá, cabra marcado pra morrer | Ficha Corrida — 13/10/2014 @ 11:56 pm | Responder

  5. […] a velha mídia vende caos aéreo ou epidemia de febre amarela ou mesmo a venda indiscriminada de carros como se fosse um mal para os […]

    Pingback por Caos no Açougue | Ficha Corrida — 13/10/2014 @ 8:13 am | Responder

  6. […] Caos Aéreo […]

    Pingback por Caos Aéreo | MANHAS & MANHÃS — 11/10/2014 @ 12:07 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: