Ficha Corrida

25/10/2014

Dilma 13

Filed under: Dilma,Oposição — Gilmar Crestani @ 8:47 am
Tags:

Dilma ontem e hojeFaço neste momento uma constatação que explica porque Dilma vai vencer as eleições.

Primeiro, por um erro estratégico, a oposição vendeu a ideia, não de governo, mas de exclusão do PT. Ninguém se cacifa para comandar alguma coisa, por mais singela que for, simplesmente com programa de exclusão. Onde há mais carga negativo, ódio, a tendência é a rejeição, simplesmente porque o ser humano necessita de esperança, de vislumbrar a construção de uma vida melhor.

Segundo, as contradições das propostas da oposição. Ficam durante 4 anos negando, votando contra medidas populares. Quando chega a época da eleição, prometem não só dar continuidade como aumentar aquilo que bateram contra. As pessoas mais bem informadas se dão conta disso. Quem não haveria de lembrar que durante o governo de FHC foi criada a CPMF, contribuição sobre as transações financeiras para ser destinada à saúde. Bastou perderem as eleições que revogam a CPMF, mas na hora da eleição se propõem a melhorar a saúde. Passaram o tempo condenando o Bolsa Família para no final prometerem não só manterem como aumentarem.

Terceiro, o candidato Aécio Neves traz um discurso que não casa com a prática. Por imposição do marketing, fala em meritocracia. Aí vai se ver na prática e descobre-se que se há algo que não tem nada  a ver com mérito no trato da coisa pública é seu passado e seu presente. Ao ocupar cargo fantasma, receber dos cofres públicos sem trabalhar, aos 17 anos, começa mal. Piora quando aos 25 anos não só ganha uma concessão pública, uma rádio do Sarney, como também é nomeado para vice-presidente da CAIXA Loterias devido exclusivamente aos seus laços familiares (com Francisco Dornelles). Eleito governador, para leva a ocupar cargos públicos nos mais diversos ramos de governo, inúmeros familiares, inclusive seu pai, como conselheiro da CEMIG. Portanto, não há nada mais contrário à meritocracia do que o nepotismo nas suas mais variadas formas. Quem mérito há em ser filho, pai, irmão, primo, sobrinho ou neto!?

Quarto, todas as forças ligadas aos monopólios (grupos da velha mídia), às forças conservadoras (Opus Dei, Marco Feliciano, Silas Malafaia, Bolsonaro, Luis Carlos Heinze) e à privatização das riquezas nacionais (petróleo, BB e CEF) estão do seu lado. Como acreditar em quem tem mais chances de se desfazer do que existe do criar algo novo?

Concluindo, mesmo as últimas cartadas, como esta da Veja, dizem mais a respeito do projeto que a oposição defende do que propriamente sobre o que pretendem fazer no caso de vencerem as eleições. Não se trata de vender uma ideia mas a tentativa de destruir outra. E aí volto ao início.

Ninguém se cria como governo quando sua proposta mais concreta é destruir.

1 Comentário »

  1. […] Dilma 13 […]

    Pingback por Dilma 13 | MANHAS & MANHÃS — 25/10/2014 @ 12:54 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: