Ficha Corrida

13/08/2011

Ameaça a Juízes

Filed under: RBS — Gilmar Crestani @ 8:30 am
Tags:

Geralmente as ameaças são contra magistrados de primeira instância. As altas Cortes passam incólumes, mas é onde o aparato de segurança é maior. Nunca ouvi dizer que Gilmar Mendes sofresse algum tipo de ameaça, embora o contrário fosse verdadeiro. Sei do caso de um Juiz que atuava na Região Metropolitana de Porto Alegre que mudava constantemente o itinerário, e quando dava, de carro. Tinha desmantelado um esquema fraudulento de um político queridinho da mídia. O larápio tinha mais poder. E visibilidade. E liberdade para fazer ameaças. Quando jornalistas da RBS se unem a políticos para usarem o Sistema Guardião para monitorarem a vida pessoal de políticos e crianças alguma coisa vai mal. Pode até sobrar para o Juiz que vier a condenar os pilantras. Já os pilantras… estão presos nas colunas sociais.

12/08/2011 19:39 – Atualizado em 12/08/2011 21:01

TJ do RS recebe pedidos para averiguar supostas ameaças a juízes todo mês

Juíza que foi morta com 21 tiros no Rio de Janeiro nunca havia pedido proteção policial

O Tribunal de Justiça (TJ) gaúcho recebe, pelo menos, um pedido por mês de averiguação de supostas ameaças a magistrados. Segundo o presidente do Conselho de Comunicação Social do TJ, Túlio de Oliveira Martins, grande parte dos registros é de juízes que atuam em varas criminais ou comarcas do interior e, geralmente, após o julgamento de casos polêmicos.
Nesta quinta-feira, a juíza criminal Patrícia Acioli, 47 anos, foi morta com 21 tiros no Rio de Janeiro. O corpo foi sepultado no fim da tarde desta quinta-feira. Patrícia nunca havia pedido proteção policial.
Túlio de Oliveira Martins explicou que, nesses casos, é feito um minucioso de rastreamento pela equipe do núcleo de inteligência do judiciário para confirmar a veracidade da ameaça. Quando isso ocorre, um conjunto de medidas é tomado para garantir a proteção do juiz.
Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontou que há pelo menos 87 juízes ameaçados no Brasil. Para a corregedora Eliana Calmon, existem falhas na segurança, mas ao mesmo tempo o conselho garante proteção quando é procurado por algum profissional. Segundo a corregedora, a morte da juíza Patrícia Lourival Aciolio não vai inibir a atuação dos juízes.

Correio do Povo | Notícias | TJ do RS recebe pedidos para averiguar supostas ameaças a juízes todo mês

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: