Ficha Corrida

20/09/2016

MBL – Movimento de Boys Larápios

Filed under: Eduardo Cunha,Kim Kataguiri,MBL — Gilmar Crestani @ 12:21 pm
Tags:

OBScena: MBL expondo suas ideias

cunhas (3)

A CASSAÇÃO DE CUNHA E O APARTIDARISMO DE FACHADA DO MBL

Publicado em setembro 19, 2016 por Luiz Müller 2 Comentários

cataguiriPor João Filho no The Intercept_

JAMAIS ESQUECEREI QUANDO câmaras da TV Amapá registraram, sem querer, o voto de Sarney nas últimas eleições. Com o adesivo de campanha de Dilma colado no peito, esse dinossauro brasileiro não teve dúvidas na hora de votar: apertou 4, 5 e confirma. O peemedebista fez campanha para Dilma, mas votou em Aécio no escurinho da urna. Uma cena que é praticamente um resumo da política partidária brasileira, em que se prega uma coisa em público, mas se faz diametralmente o oposto nas sombras.

O ex-deputado federal Eduardo Cunha é um grande expoente dessa tradição. Seu discurso de defesa na votação pela sua cassação foi um exemplo magnífico. Apreciemos este trecho:

“Estamos aqui vivendo um processo de natureza política, dentro de um conceito de denúncias do chamado petrolão, que é um esquema criminoso montado pelo governo do PT para financiar as campanhas eleitorais e para o seu enriquecimento próprio.”

Não é maravilhoso? Este homem de Deus, que recebeu propinas no esquema do Petrolão, se mostrou indignado com…as propinas no esquema do Petrolão!

Contrariando expectativas, Cunha foi massacrado na votação. O processo de cassação durou quase 11 meses e se tornou o mais longo da história da Câmara dos Deputados. Cumprida a missão do impeachment, praticamente todos os aliados abandonaram seu líder ferido na estrada. O senhor Jair Messias Bolsonaro, por exemplo, chegou a fazer uma efusiva homenagem ao proprietário da Jesus.com durante votação do impeachment na Câmara:

”Nesse dia de glória para o povo brasileiro, tem um nome que entrará para a história nessa data, pela forma como conduziu os trabalhos nessa Casa. Parabéns, presidente Eduardo Cunha!”

Qual fato novo aconteceu nesse ínterim para Jair votar a favor da cassação de Cunha? Absolutamente nenhum. Durante todo o processo de impeachment, quando Cunha liderou boa parte dos deputados, a acusação pela qual foi cassado (e muitas outras) já existia.

E onde estão os movimentos apartidários que lutavam contra a corrupção de todos os partidos? Não foram às ruas para comemorar a cassação de Cunha, mas demonstraram felicidade nas redes sociais. Uma felicidade pra inglês ver, pra Bolsonaro nenhum botar defeito.

Em sua coluna na Folha, o líder do MBL, Kim Kataguiri, disse que nunca teve ligação com o ex-deputado. Reclamou da insistência na divulgação da jáclássica foto em que aparece sorridente ao lado de Cunha, levantando o dedinho. Segundo ele, a imagem registrou apenas uma relação institucional. Cunha era o presidente da Câmara, e só ele poderia aceitar o pedido de impeachment. Ele tem razão, a foto não prova nada. O que prova a ligação do MBL com Cunha e seu grupo político são outros fatos muito mais comprometedores.

Capturar

Tweet de maio de 2015 que foi deletado

Tirando uma declaração ou outra contra Cunha para tentar manter um verniz de coerência no movimento, nunca vimos uma campanha massiva contra ele. Pelo contrário, o que se viu foi uma ligação bastante amistosa com o ex-deputado e seu partido.

Em julho do ano passado, o MBL acampou na casa de Eduardo Cunha, mas não foi para protestar contra suas contas na Suíça, mas para pedir o impeachment de Dilma e tirar selfies com o nobre deputado. Destaco esse trecho da reportagem do Estadão:

“Os ativistas chegaram ao local por volta das 20h da quarta-feira, 30. Quando Cunha chegou à residência, cumprimentou os ativistas e fez selfies com eles. ‘Ele está bastante popular. Já que o governo está impopular, e ele rachou com o governo, ele está popular’, disse o estudante de economia Maurício Bento, 23, coordenador do MBL Brasília.”

Em áudio vazado em fevereiro deste ano, Renan dos Santos, líder do grupo, afirmou:

“O MBL acabou de fechar com PMDB, PSDB, DEM uma articulação para eles ajudarem…ah, e também com a Força Sindical do Paulinho…pra divulgar o dia 13 (manifestação) usando as máquinas deles também. Enfim, usar uma força que a gente nunca teve. E foi o MBL que montou isso. A gente costurou agora com todos eles.”

O MBL estava ligado a PMDB, PSDB, DEM e a Paulinho da Força, do Solidariedade. Haja apartidarismo! Paulinho da Força era nada mais, nada menos que o principal aliado de Cunha na Câmara, um dos poucos fiéis que restaram. O sindicalista preferido dos patrões é o autor da célebre frase“Cunha é a pessoa mais correta que eu já encontrei na vida”.

Um ex-integrante do MBL se desligou do grupo após questionar “a falta de transparência e o apoio repentino do MBL ao PMDB e ao governo Temer”. Ementrevista ao DCM, Braulio Fazolo confirma o apartidarismo peemedebista do grupo:

“O movimento recebeu dinheiro do PMDB. Não só do PMDB mas de alguns outros partidos (…) É um assunto que nunca foi tratado muito bem, mas a gente sabia que existia o dinheiro que vinha do PMDB, a gente não sabia quanto, da mão de quem ele vinha e como esse dinheiro estava sendo aplicado. Para onde ele estava indo? Como ele estava sendo movimentado, na conta de quem? Ficavam sempre perguntas sem resposta.”

Entretanto, em entrevista ao The Guardian ano passado, seus líderes disseram: “Infelizmente, nós não temos nenhum grande patrocinador”.

Mas a coisa não fica só nisso. Nossos coleguinhas apartidários fizeram diversos outros brothers na política. Kim foi até a Bahia e fechou aliança com José Carlos Aleluia do DEM, famoso pelo envolvimento nos escândalos das Ambulâncias e dos Anões do Orçamento. A amizade é tão grande que eles já até se encontraram em Nova Iorque pra protestar juntinhos contra Dilma.

Outro líder do grupo, Fernando Holiday, entrou para o DEM – partido partido que lidera o ranking da corrupção – apadrinhado por Pauderney Avelino que, segundo Sérgio Machado, é o “homem mais corrupto que existe”. Não sei se é possível ser mais corrupto que Cunha, mas ele chegou a ser condenado a devolver R$ 4,6 milhões de reais aos cofres públicos por desvios da Educação quando era secretário em Manaus. Foi Pauderney também que forneceu de forma irregular crachás para os líderes do MBL circularem pela Câmara nas vésperas da votação do impeachment – com autorização de Eduardo Cunha, claro.

Capturar2

Foto: Facebook

Além de apoiarem as principais ações do governo não-eleito, o MBL jáanunciou que nas próximas eleições irá apoiar 42 candidatos dos seguintes partidos: PMDB, DEM, PSDB, PP, PTB. Parece que o dinheiro repassado para os meninos apartidários protestarem foi um excelente investimento.

O MBL escolhe bem os amigos e já se adequou perfeitamente aos modos da política brasileira que finge combater. Diferente do que pregam, usufruíram das “máquinas” dos partidos para alavancar seus interesses. É essa juventude que vai renovar a política?

O grupo parece seguir com afinco a mais tradicional característica da política brasileira: a dissimulação, o peemedebismo. Se dizem apartidários, mas são financiados por partidos e irão lançar e apoiar vários candidatos nas próximas eleições. Posam de liberais modernos, avessos à politicagem tradicional, mas lançarão candidatos pelo DEM, ex-PFL e ex-Arena – o partido que sustentou a ditadura militar e hoje abriga um conservadorismo tacanho.

A verdadeira intenção do grupo não é renovar ou moralizar a política, mas contribuir para a implantação de uma agenda neoliberal no país. Nem que pra isso seja preciso se aliar a políticos corruptos que estejam alinhados à sua ideologia.

Não é difícil compreender a lógica do movimento. Ele é apartidário na fachada, mas por dentro é um PMDB de terno e tênis. O MBL é a versão yuppiedo Sarney.

A CASSAÇÃO DE CUNHA E O APARTIDARISMO DE FACHADA DO MBL | Luíz Müller Blog

11 Comentários »

  1. TV Brasil deixa de ser pública e vai retransmitir TV Cultura
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/09/20/tv-brasil-deixa-de-ser-publica-e-vai-retransmitir-tv-cultura/

    “Não se pode mais chamar a TV Brasil de TV Pública. É triste mas é a verdade. Com a extinção do Conselho Curador, do mandato do presidente da EBC e o fim das garantias de independência, será uma TV governamental. Ou estatal, como gosta de dizer a mídia privada. A não ser que, ao votar a MP 744, o Congresso impeça as aberrações que ela contém. Não tenho esperanças, está tudo dominado naquela Casa pelo espírito do retrocesso. E para completar a esquizofrenia do desmonte, a nova direção da empresa negocia acordo com a TV Cultura de São Paulo para retransmitir sua programação. Será a TV do Temer prestando reverência à TV do Alckmin. Sem falar nas irregularidades legais que cercam a nova tomada da EBC, que os iluminados do Ministério Público não enxergam.

    Na vertigem política que açoita o Brasil, a percepção do sentido…[553 mais palavras]”

    Comentário por gustavo_horta — 20/09/2016 @ 4:17 pm | Responder

  2. “…SE O CANDIDATO SE ESCONDE ATRÁS APENAS DE SEU NÚMERO, SE O CANDIDATO SE ESCONDE ATRÁS APENAS DO APELIDO CRETINO DE SUA COLIGAÇÃO (OU GANGUE PARTIDÁRIA), SE O CANDIDATO NÃO TEM CORAGEM DE MOSTRAR A QUAL PARTIDO É FILIADO, DESCONFIE DELE!

    AÍ TEM MERDA! TEM MERDA DA GROSSA E FEDORENTA!

    NENHUM DOS CANDIDATOS DOS PARTIDOS DA VERDADEIRA ESQUERDA, POPULAR E COM O POVO, ESCONDE SUA SIGLA PARTIDÁRIA. ORGULHAM-SE DELA. POR QUE HAVERIA ESTA DIFERENÇA DE COMPORTAMENTO

    SINISTRO, NÉ NÃO? …”

    ESCONDEM SEUS PARTIDOS APENAS PARA ENGANAR A VOCÊ, INCAUTO ELEITOR. SINISTRO, NÉ NÃO?
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/09/13/escondem-seus-partidos-apenas-para-enganar-a-voce-incauto-eleitor-sinistro-ne-nao/

    Comentário por gustavo_horta — 20/09/2016 @ 4:17 pm | Responder

  3. PARA VOCÊ FICAR SABENDO. SE VOCÊ QUISER SABER…

    Lula já foi nosso Presidente, Dilma já foi nossa Presidenta, e agora isto que está aí. Que triste…
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/09/20/lula-ja-foi-nosso-presidente-dilma-ja-foi-nossa-presidenta-e-agora-isto-que-esta-ai-que-triste/

    “PARA VOCÊ FICAR SABENDO. SE VOCÊ QUISER SABER…

    Lula já foi nosso Presidente, Dilma já foi nossa Presidenta… e agora isto que está aí. Que triste, mas foi a opção escolhida pelas elites e acatada pelos pobres. Ainda não chegou a hora de chorar, mas, infelizmente, esta hora vai chegar! …”

    Comentário por gustavo_horta — 20/09/2016 @ 4:16 pm | Responder

  4. PARA VOCÊ FICAR SABENDO. SE VOCÊ QUISER SABER…

    Diário da caçada a Lula e à democracia no Brasil. Mídia e Judiciário desde 04 de março 2016
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/09/19/diario-da-cacada-a-lula-e-a-democracia-no-brasil-midia-e-judiciario-desde-04-de-marco-2016/

    Já se pode fazer ameaças assim tão abertamente? É mesmo um bacanal BRAZIL.
    “E agora, José, já se pode fazer ameaças públicas e ficar impune? Eita merda de ditadura da porra!!!!!
    Estamos mesmo em uma demo-cracia, o poder do demÔNIO! …”

    Comentário por gustavo_horta — 20/09/2016 @ 4:16 pm | Responder

  5. Para você ficar sabendo. Se você quiser saber…

    Seriam eles todos tão canalhas, cínicos e hipócritas quanto os golpistas e os assassinos mercenários escondidos nesta porca mídia brasileira (ou não brasileira…)? Parece que são sim. Não tenho provas mas tenho “uma certeza quase que absoluta”, uma convicção mesmo!

    Já se pode fazer ameaças assim tão abertamente? É mesmo um bacanal BRAZIL.
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/09/19/ja-se-pode-fazer-ameacas-assim-tao-abertamente-e-mesmo-um-bacanal-brazil/

    “E agora, José, já se pode fazer ameaças públicas e ficar impune? Eita merda de ditadura da porra!!!!! Estamos mesmo em uma demo-cracia, o poder do demÔNIO! …”

    Comentário por gustavo_horta — 20/09/2016 @ 4:16 pm | Responder

  6. PARA VOCÊ FICAR SABENDO. SE VOCÊ QUISER SABER…

    A ESCOLHA DO BRASIL É ESTA? ISTO NÃO É O BRASIL.
    É O BACANAL BRAZIL!!
    E O GERALDO É O CHEFE DO PUTEIRO, O LEÃO DE CHÁCARA DO BORDEL!

    Alckmin e sua PM são atingidos por bomba de efeito moral na ONU. Por Kiko Nogueira
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/09/20/alckmin-e-sua-pm-sao-atingidos-por-bomba-de-efeito-moral-na-onu-por-kiko-nogueira/

    “…“No estado de São Paulo, onde os protestos de rua têm sido os mais numerosos, o Governador Geraldo Alckmin reprimiu com truculência os manifestantes. Vários manifestantes foram feridos. Como resultado da repressão do dia 31 de agosto, uma estudante universitária perdeu a visão do olho esquerdo após ser atingida por fragmentos de bomba de gás….“ …”

    Comentário por gustavo_horta — 20/09/2016 @ 4:16 pm | Responder

  7. Triste papel de Temer na ONU
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/09/20/triste-papel-de-temer-na-onu/

    “…Por isso, não importa o discurso oficial. A mensagem real de Temer será: “apesar de todas as resoluções que o Brasil já assinou sobre equidade de gênero e orientação sexual, raça e etnia, saúde e educação, liberdade de expressão, transparência, meio-ambiente, economia… os tempos são outros”. Nas entrelinhas, a realidade brasileira será lida sem dificuldades, pois os temas antes ferozmente disputados no âmbito do governo estão agora, publicamente, superados: nosso corpo ministerial é só de homens brancos; educação e saúde serão sucateadas no prazo de vinte anos, manifestações públicas serão reprimidas, direitos trabalhistas, previdenciários e ambientais serão flexibilizados. As propostas atuais sobre a mesa já indicam quem “ficará para trás” sem nenhum remorso por parte daqueles que hoje assinam os cheques e definem as políticas nacionais. …”

    Comentário por gustavo_horta — 20/09/2016 @ 4:16 pm | Responder

  8. […] OBScena: MBL expondo suas ideias A CASSAÇÃO DE CUNHA E O APARTIDARISMO DE FACHADA DO MBL Publicado em setembro 19, 2016 por Luiz Müller 2 Comentários Por João Filho no The Intercept_ JAMAIS ESQUECEREI QUANDO câmaras da TV Amapá registraram, sem querer, o voto de Sarney nas últimas eleições. Com o adesivo de campanha de…  […]

    Pingback por MBL – Movimento de Boys Larápios |... — 20/09/2016 @ 1:18 pm | Responder

  9. […] via MBL – Movimento de Boys Larápios — Ficha Corrida do FORA CORRUPTO! […]

    Pingback por MBL – Movimento de Boys Larápios — Ficha Corrida do FORA CORRUPTO! | O LADO ESCURO DA LUA — 20/09/2016 @ 12:25 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: