Ficha Corrida

21/03/2015

Zé Bush

Talvez seja por isso que nunca simpatizei com José Dirceu.  Minha antipatia só não foI maior para não compartilhar do mesmo sentimento com quem não tem sentimento, as Organizações Globo. Não é possível partilhar das mesmas opiniões com quem não tem opinião, mas intere$$es. Se todos os a$$oCIAdos do Instituto Millenium estão contra José Dirceu, se Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa estão contra José Dirceu, se Roberto Gurgel e Demóstenes Torres demonstravam tamanho ódio por ele, não seria razoável dividir o caminho com estes pilantras. A somado destes são elementos suficientes para demarcar trilhas. Nada do que estes personagens legam às instituições brasileiras guardam qualquer laivo de republicanismo, que engrandeça a política e, por este viés, a pátria brasileira. Quando estes personagens somados se submetem às diretrizes da Rede Globo, tudo fica ainda mais claro. A participação da Rede Globo e de qualquer uma de suas filiais serve de linha de demarcação entre dois territórios: o da institucionalidade e do golpismo. A Rede Globo sempre esteve ao lado de quem prefere as vias marginais, foras da institucionalidade, mormente quando envolve violência.

Quando vemos as diferenças de tratamento entre os envolvidos na Operação Lava Jato fica ainda mais claro porque a Globo adota por regra a Lei Rubens Ricúpero. A Parabólica mostrou o modus operandi da Rede Globo. Jorge Pozzobom mostrou o modus operandi do Poder Judiciário e do Ministério Público. A captura do Joaquim Barbosa e Sérgio Moro, pela Rede Globo, obedece à mesma estratégia que colocou Miriam Dutra no colo de FHC.

Dirceu, como o maior amigo e o maior inimigo de Fidel celebraram a paz, por André Araújo

sab, 21/03/2015 – 09:15

Atualizado em 21/03/2015 – 09:50

ZE DIRCEU, O TALLEYRAND BRASILEIRO – Poucos politicos brasileiros tem a flexibilidade mental, o auto controle e a mente organizada como o ex-Ministro José Dirceu. A ele se deve a existencia do PT, sem sua capacidade de organização de um lado e de estrategia de composição de forças de outro o PT não teria existido e Lula poderia no maximo ser um lider sindical, como Paulinho da Força. Foi graças a Dirceu que o projeto do PT se materializou.

Talvez porisso Zé Dirceu é alvo recorrente das forças antipetistas que se aglutinam de forma ciclica por espasmos.

Antes do PT ganhar a primeira eleição em 2002 o Governo dos EUA estava preocupado com a surgencia de um novo Chavez na America do Sul, seria Lula igual ou pior que Chavez? A importancia estrategica do Brasil é muito maior que a Venezuela, Equador e Bolivia somados e multiplicados. A preocupação de Washington era real e justificada.

Quem representava essa nova força de esquerda, qual personagem seria o cerebro do movimento que estava por ganhar o governo do Brasil, aliado historico dos EUA?  Não houve necessidade de pesquisa, o cerebro era Zé Dirceu.

O governo Bush precisava um reconhecimento estrategico antes da eleição. Otto Reich, Subsecretario de Estado para o Hemisferio Ocidental que tinha a seu cargo a America Latina veio a São Paulo secretamente para se encontrar com Zé Dirceu. A reunião durou seis horas em um sábado, com a presença tambem da Embaixadora dos EUA e do Consul Geral em São Paulo, alem de William Perry, conselheiro politico do Departamente de Estado e considerado lá o maior especialista em Brasil, acompanhou pessoalmente e in loco todas as eleições brasileiras desde a redemocratização. Nesse encontro Zé Dirceu expos o plano de voo do PT, o projeto economico e social e deu as garantias da preservação dos caminhos institucionais do Estado brasileiro. Dessa reunião surgiram acordos tácitos  que garantiram o apoio do governo dos EUA ao novo governo a ser eleito, as pesquisas já davam como quase certa essa eleição.

Livro recente dá outra versão como sendo um aval de Fernando Henrique Cardoso para o governo patista usando suas relações em Washington. Essa versão tem um problema. FHC sempre teve otimas relações com o Partido Democrata e especialmente com o ex-Presidente Clinton MAS seu relacionamento com os Republicanos era frio, especialmente com os Republicanos neocons, como era o grupo Bush. Explica-se: Os Republicanos historicamente detestam intelectuais, especialmente de esquerda, categoria onde FHC desponta como principe. Detestam ainda mais intelectuais de esquerda de aculturação francesa. Ao mesmo tempo, embora os Republicanos personifiquem os milionarios americanos, eles tem em altissima conta os "self made men", pessoas vencedoras por seus proprios esforços, aquilo que Lula é, ou seja, pessoas que não herdaram fortuna e devem tudo o que fizeram a seus proprios esforços. Dirceu vendeu essa visão de Lula para Otto e este, amigo intimo da familia Bush, retransmitiu.

Otto Reich, judeu nascido em Cuba, provavelmente o maior inimigo vivo de Fidel Castro, encontrou-se com José Dirceu, provavelmente o maior amigo vivo de Fidel Castro, se entenderam perfeitamente bem e ficaram amigos. Desse primeiro encontro planejou-se uma semana depois uma viagem de Zé Dirceu a Wall Street e Washington.

Essa sólida ponte construida garantiu a economia no primeiro mandato e conferiu a Dirceu credenciais pessoais em Washington a tal ponto que, Dirceu já fora do poder, a Secretaria de Estado Condolezza Rice veio a Brasilia e fez questão de almoçar com Dirceu antes de se encontrar com o Presidente Lula. Dirceu estava em Caracas e teve que voltar as pressas para almoçar com Condolezza. Outras demonstrações de prestigio politico ocorreram nessa época, Lally Weymouth, herdeira do jornal Washington Post ofereceu a Dirceu um jantar de 24 talheres em Nova York, cujos convidados foram os presidentes dos maiores bancos de Wall Street e esposas, isso em 2005 e Dirceu já em queda.

A desgraça do pensamento "politicamente correto" da hipocrisia moralista defenestrou Dirceu e Palocci, desmontando o plano de voo seguro do PT, cuja crise politica começa ai, em 2005 e dura té hoje.

O mensalão foi a desgraça do PT e do Brasil porque desmontou um xadrez politico equilibrado entre conquistas sociais e boa gestão economica. Por causa do mensalão as corporações juridicas ganharam um poder politico novo, que nunca tiveram antes e foram agregando mais e mais fatias de poder ater ter hoje condições de paralisar o Pais.

Por estas ironias da Historia, o governo mais direitista dos EUA dos ultimos 40 anos teve entre 2003 e 2005 excelentes relações com um governo com projeto de esquerda no maior Pais da America Latina. Hoje o governo mais esquerdista dos EUA desde Roosevelt, tem más relações com o governo brasileiro, apesar do alinhamento ideologico obvio de Obama e Dilma, dois "outsiders" dos respectivos establishment politicos. A falta de um Zé Dirceu talvez seja parte dessas relações rotas, fazer esse papel da mente flexivel não é tãi simples como parece, poucos homens tem a capacidade de almoçar com Deuse e jantar com o Diabo no mesmo dia, isso me lembra em Dirceu um traço de Talleyrand, respeitados os respectivos contextos historicos, geograficos e politicos.

Dirceu, como o maior amigo e o maior inimigo de Fidel celebraram a paz, por André Araújo | GGN

3 Comentários »

  1. […] Source: fichacorrida.wordpress.com […]

    Pingback por Zé Bush | psiu... — 22/03/2015 @ 7:06 am | Responder

  2. […] Talvez seja por isso que nunca simpatizei com José Dirceu. Minha antipatia só não foI maior para não compartilhar do mesmo sentimento com quem não tem sentimento, as Organizações Globo. Não é…  […]

    Pingback por Zé Bush | EVS NOTÍCIAS... | Scoo... — 22/03/2015 @ 7:06 am | Responder

  3. Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.

    Comentário por anisioluiz2008 — 21/03/2015 @ 1:30 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: