Ficha Corrida

03/03/2015

Noblat blat virou porta-voz do ódio a Lula

Ninguém é obrigado a gostar de Lula. Nem do PT. Mas revelar-se ignorante é um sinal preocupante, não da ignorância, mas do nível a que uma pessoa pode descer para se tornar capacho. Nenhum ser invertebrado deveria fazer tanto contorcionismo para anteder a uma demanda dos patrões. Nenhum ser que se pretende inteligente tem o direito de ofender a inteligência dos demais, a menos que tenha perdido o último laivo de honestidade.

Noblat iguala-se ao que existe de pior em seres que perderam a dignidade. Não será por ignorância, mas por mau caráter! Será que Noblat leu o editorial d’O Globo saudando a chegada da ditadura. Se não leu, pelo menos tem conhecimento que O Globo reconheceu que errou ao se perfilar ao lado da ditadura. Demorou 50 anos mas o erro foi admitido. Só faltou pedir perdão. Se não pediu é porque não está arrependida, apenas que sabe-se criminosa e congratula-se.

Não, Noblat, Lula não é uma ameaça á democracia. É uma ameaça à ditadura da mídia

2 de março de 2015 | 10:13 Autor: Fernando Brito

noblatreinaldo

Começo o dia lendo a coluna de Ricardo Noblat, em O Globo, espantado em como o “estilo Veja” de jornalismo mediúnico – e grosseiro – passou a ser uma regra na imprensa brasileira.

Noblat conta histórias “em detalhes” sobre encontros privados de Dilma e um “presidente de uma entidade financeira estatal”:

“Cale a boca. Cale a boca agora. Você tem 50 milhões de votos?”

Ao ler, ocorreu-me: que tipo de “presidente de uma entidade financeira estatal”  ouviria um “cale a boca” sem, ato contínuo, pedir as contas e ir embora?

E será que alguém que ouvisse isso, murchasse as orelhas e seguisse no cargo ia contar a “proeza” de ter sido assim humilhado?

No máximo de boa-vontade com Noblat, para o caso de ele ter conversado mesmo com um masoquista deste jaez, é de presumir que – tratando-se de pessoa de tão pouco caráter assim – possa simplesmente ser uma mentira.

Depois, descreve algo semelhante envolvendo o próprio Lula, desta vez com interlocutores identificados: José Dirceu, Gilberto Carvalho e Luís Gushiken.

Consegue o distinto leitor e a cara leitora imaginar um dos três procurando Noblat para contar-lhe como foram “escovados” por Lula, já presidente da República?

Depois, diz que “Lula não perdoa Dilma por ela não ter cedido a vez a ele como candidato no ano passado”.

Mesmo, Noblat?

Lula lhe disse isso?

Ou foi a Marta Suplicy?

Ou os “espíritos”?

Se Lula, de fato, quisesse ser candidato, estava aí mesmo o “Volta, Lula” para embalá-lo e ninguém que conheça o PT pode sequer imaginar que Dilma teria forças para resistir a esta pretensão do ex-presidente.

Afora o “modo Chico Xavier” de apurar diálogos, Noblat incorre no caminho da grosseria, algo de que os comentaristas políticos, até por necessidade de manter diálogo em todas as áreas, fogem.

Falo dos comentaristas políticos, não dos propagandistas da direita feroz, no padrão Arnaldo Jabor e Reinaldo Azevedo.

Mais grave ainda porque Noblat deveria guardar o exemplo de Carlos Castello Branco, que conheceu no  velho Jornal do Brasil, e que, por qualidade de texto e por ter modos, jamais escreveria frases de pretensão divina como as que ele escreve hoje.

“(Lula) procede assim por defeito de caráter”

“(Lula) agora (é) um milionário lobista de empreiteiras”

Em que Noblat se converteu, em Sérgio Moro de um tribunal de caráter?

Mas há algo que é verdadeiro no que ele escreve, o fato de Lula ser uma ameaça.

Não à democracia, como afirma, sem maiores explicações.

Mas a algo que a prepotência açula e o farisaísmo dissimula.

À ditadura da mídia, com sua monocórdia voz, a dizer quem e o que serve para o Brasil.

Falta só arranjar um chapéu para o Noblat.

Não, Noblat, Lula não é uma ameaça á democracia. É uma ameaça à ditadura da mídia | TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.”

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: