Ficha Corrida

01/11/2014

O pedido não é sério, mas o golpismo é

Filed under: Golpismo,Golpistas,PSDB,Tapetão,TSE — Gilmar Crestani @ 11:22 pm
Tags:

PSDB Tapetão GolpistaO único argumento do PSDB é sua derrota. Convenhamos, é muito pouco. Portanto, por este rumo não andamos. Além de mau perdedor, péssimo em argumentos.

O que chama atenção é a desfaçatez. O PSDB não se importa em botar as instituições em cheque simplesmente porque está se lixando para o fortalecimento das instituições. Pior, a ousadia indica que o PSDB vê no Poder Judiciário, incluindo o TSE, instrumentos manejáveis. De onde o PSDB tirou a ideia de que basta pedir que o Judiciário atende? Será que eles pensam que todo mundo no Judiciário é igual ao Gilmar Mendes ao Joaquim Barbosa?! Se a Veja consegue o por que o PSDB não conseguiria manobrista para estacionar sua falta de escrúpulo?!

Até quando o PSDB fará do Poder Judiciário instrumento dos seus interesses?!

Entraria para o folclore dos derrotados não fosse o assunto muito sério. Tão sério que o Ministro Corregedor redigiu o despacho mais curto e, ao mesmo tempo, mais contundente de sua vida: “Não é sério”.

Pedido do PSDB para auditoria na eleição ‘não é sério’, diz ministro

Segundo corregedor do TSE, sigla não aponta falhas que possam colocar processo em xeque

João Otávio de Noronha diz que todo o sistema já foi auditado, mas que disponibilizará mais informações ao partido

DE BRASÍLIADE SÃO PAULODA ENVIADA A ARARAQUARA (SP)

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro João Otávio de Noronha, afirmou nesta sexta (31) que o pedido do PSDB para "auditoria especial" no resultado das eleições presidenciais não apresenta fatos que possam colocar em xeque o processo eleitoral.

Para ele, a ação protocolada na quinta (30) pela sigla no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é "incabível" e pode arranhar a imagem do país.

O texto, assinado pelo coordenador jurídico nacional do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), afirma que, após anunciada a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), desconfianças propagadas nas "redes sociais" motivaram "descrença quanto à confiabilidade da apuração dos votos e à infalibilidade da urna eletrônica".

"O que ele não apresenta são fatos que possam colocar em xeque o processo eleitoral. Está colocando en passant [de passagem]. Isso não é sério, então, não me parece razoável", afirmou o corregedor à Folha.

"O problema é que não estão colocando em xeque uma ou duas urnas, mas o processo eleitoral. É incabível. Se você colocar em xeque o sistema eleitoral, aponte o fato concreto que vamos apurar."

Na ação, o tucano argumentou que a "diferença" de três horas entre o encerramento da votação no Acre e os demais Estados que seguem o horário de Brasília e a margem apertada de diferença "acabaram por fomentar ainda mais as desconfianças".

Dilma foi reeleita na disputa presidencial mais acirrada desde a redemocratização, derrotando Aécio Neves (PSDB) por 51,64% dos votos válidos (54,5 milhões de votos) a 48,36% (51 milhões).

Noronha disse que "parece grave" que a petição tenha sido protocolada na Justiça Eleitoral sem assinatura de Aécio e outros integrantes do partido. O ministro afirmou ainda que todo o processo para depósito das urnas, com códigos e chaves, foi devidamente acompanhado, sendo que todo o sistema foi verificado e auditado.

Segundo o corregedor, as informações referentes ao processo eleitoral já estão disponíveis na internet ou serão disponibilizados ao PSDB.

Noronha, no entanto, afirmou que não vê motivo para autorizar a criação de uma comissão formada por técnicos indicados pelos partidos políticos para a fiscalização de todo o processo eleitoral.

Nesta sexta, Sampaio afirmou que o PSDB não está pedindo recontagem de votos. "Se quiséssemos pedir a impugnação da eleição, teríamos que ter feito isso em até 48 horas após o resultado", disse. "Uma auditoria sobre o sistema faz bem, inclusive ao TSE, porque atesta sua segurança."

Segundo Sampaio, Aécio, que está recolhido em seu sítio em Minas, foi "comunicado" sobre a "decisão da coordenadoria jurídica" e "respondeu que não iria se opor".

"A decisão não partiu dele e ele não foi consultado sobre ela. Apenas disse que havia a decisão na coordenadoria jurídica e ele me falou que não se opunha", disse.

Diversos integrantes do PSDB reprovaram o pedido. A iniciativa está sendo chamada internamente de "infantil" e "desastrada".

REAÇÕES

Um dos líderes do PSDB, o governador reeleito Geraldo Alckmin (SP) afirmou não ter conhecimento sobre os documentos que embasaram o pedido do partido: "Eu não sei se existem fatos que podem indicar algum problema. Mas não tenho conhecimento detalhado sobre isso [o pedido de auditoria]", disse.

O presidente do PT, Rui Falcão, criticou a oposição, afirmando que ela não reconhece a derrota nas urnas: "O PSDB está parecendo time que perde e depois põe a culpa no juiz", afirmou em nota.

3 Comentários »

  1. […] PSDB busca insuflar no Brasil. O balão de ensaio paraguaio está dando semente e o PSDB, além do tapetão no TSE, também abriu as bocas de lobo para soltar as ratazanas do golpismo. Quem não tem voto, dá […]

    Pingback por Neoautoritarismo en Paraguay do Álvaro Dias | EVS NOTÍCIAS. — 03/11/2014 @ 7:13 am | Responder

  2. […] PSDB busca insuflar no Brasil. O balão de ensaio paraguaio está dando semente e o PSDB, além do tapetão no TSE, também abriu as bocas de lobo para soltar as ratazanas do golpismo. Quem não tem voto, dá […]

    Pingback por Neoautoritarismo en Paraguay do Álvaro Dias | Ficha Corrida — 02/11/2014 @ 9:49 pm | Responder

  3. […] O pedido não é sério, mas o golpismo é […]

    Pingback por O pedido não é sério, mas o golpismo é | EVS NOTÍCIAS. — 02/11/2014 @ 7:49 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: