Ficha Corrida

28/08/2014

Ética de borracha

Filed under: Ética,Cessna,Coerência,Marina Silva — Gilmar Crestani @ 11:12 pm
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Ética de seringal dá nisso, uma moral de ocasião mais recauchutada que os pneus vendidos pela Bandeirantes Companhia de Pneus Ltda. É esta coerência que cativa os impolutos donos do Banco Itaú, Multilaser e da Natura… Eles vão nos ensinar comportamento, ética, respeito à verdade e como comprar um Cessna de tal forma que até o Ministério Público faça ouvidos moucos.

A ética da Marina é mais flexível que borracha. Só o fundamentalismo religioso, do tipo talibã, pode justificar a manada que a segue.

Marina e o importador de pneus que bancou o Cessna

qui, 28/08/2014 – 20:45 – Atualizado em 28/08/2014 – 20:47 – Luis Nassif

O grande momento de Marina Silva, quando Ministra do Meio Ambiente, foi sua ida à OMC (Organização Mundial do Comércio) para defender o direito do Brasil de proibir a importação de pneus usados.

Convenceu a OMC e atuou firmemente para impedir o avanço de uma lei autorizando as importações.

Em seguida, Marina encaminhou ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), um ofício com seis linhas, solicitando divulgação da moção nº 82 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) contrária à importação de pneus.

Com a medida, Marina fechou a fábrica BS Colway, do Paraná, montada para reciclar pneus da Europa. E desempregou mais de mil funcionários

O caso do Cessna

Investigações da Polícia Federal apontam Apolo Santana Vieira, dono da empresa Bandeirantes Companhia de Pneus Ltda, como proprietário do avião Cessna que caiu com o candidato Eduardo Campos a bordo.

A empresa é importadora de pneus através do porto de Suape e responde por sonegação calculada em cerca de R$ 100 milhões.

Começou a operar em 2006, quando o então governador Mendonça Filho assinou um decreto autorizando a empresa a importar até 4 mil pneus para veículos e máquinas industriais, 4 mil unidades para máquinas agrícolas ou florestais e até 5 mil para veículos diversos.

Assumindo o governo, Eduardo Campos tirou os limites de importação permitindo a notável expansão da companhia. E o avião transportou a comitiva de Campos, incluindo Marina, até o dia da queda.

Protegida do então governador do Paraná Roberto Requião, a BS Colway importava pneus seminovos da Europa e Estados Unidos. Alegava que, por ter uma armação superior aos pneus fabricados no país, o pneu remodelado teria condições de competir com os novos. Era mais barato e, segundo a empresa, durava o dobro do tempo dos pneus nacionais. Também tinha garantia de fábrica maior.

Na época, o repórter Florestan Fernandes visitou a fábrica em Piraquara na grande Curitiba, dizia-se impressionado com as máquinas e a tecnologia empregada.

Os funcionários eram treinados com cursos ate no exterior. Recebiam participação no lucro da empresa e tinham direito a moradia num bairro arborizado construído especialmente para as eles.

Há uma lei que obriga as fabricantes de pneus a darem uma destinação para os pneus usados. A lei é desrepeitada por todas as marcas. O próprio Ibama, na gestão Marina, aplicou multas pesadas às multinacionais de pneus instaladas no país, por desrespeito à lei.

A empresa tinha um acordo com o governo do Paraná, para retirar do mercado todos os pneus usados misturando a borracha com o asfalto utilizado nas estradas e ruas do estado.

Detinha na época 3% do mercado brasileiro de pneus do país, mas já incomodava as grandes multinacionais. 

Com o fechamento da BS Colway os trabalhadores perderam seus empregos.

Marina e o importador de pneus que bancou o Cessna | GGN

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