Ficha Corrida

02/06/2014

Estados e Prefeituras? Ué, mas a culpa não era da União?

Filed under: Copa 2014,Fracassomaníacos,Torcidômetro — Gilmar Crestani @ 8:10 am
Tags: ,
Copa 2038 Veja beira rio é copa 2014

A COPA COMO ELA É

Nos acréscimos

Estados e prefeituras correm para concluir obras, mas algumas só ficarão prontas depois do Mundial

DE SÃO PAULO

A dez dias do início da Copa do Mundo, Estados e prefeituras correm para entregar as obras prometidas para o Mundial, do jeito que der.

Enquanto as seleções começam a chegar ao Brasil, ainda há 34 ações ou obras incompletas, ou 20% do que o governo federal havia se comprometido a fazer para a realização do Mundial.

A Folha atualizou, na sexta (30), levantamento publicado em 13 de maio, a 30 dias da Copa. A reportagem se baseou na "matriz de responsabilidades", documento no qual o Brasil relaciona o que fará para a Copa.

Em 13 de maio, 41% das obras ou ações estavam prontas; agora, são 50%.

Segundo o Ministério do Esporte, o que não ficar pronto até 12 de junho, data do início da Copa, não comprometerá o evento e ficará como benefício para a população.

CORRERIA

Nas cidades-sede, dezenas de obras têm programação de entrega antes do Mundial, mesmo que incompletas.

Em Natal, por exemplo, operários se apressam para concluir o prolongamento da via Prudente de Morais, que melhorará o trânsito perto da Arena das Dunas –estádio dos jogos– na Copa.

Segundo a prefeitura, a inauguração será daqui a uma semana, mas um dos viadutos que compõem a obra ficará para o dia 15 –dois dias após a primeira partida ali, entre México e Camarões.

A obra havia sido planejada inicialmente para melhorar o acesso entre o aeroporto de Parnamirim e o estádio.

Mas no meio do caminho os planos mudaram: um novo aeroporto foi erguido e aberto no sábado, para ser usado na Copa. O antigo, de Parnamirim, servirá à aviação executiva no torneio.

Em Cuiabá, também ficará para a semana que vem a finalização dos acessos à Arena Pantanal, o estádio local.

A pressa para acabar as obras acontece ainda no corredor da Via Mangue, em Recife; o primeiro trecho da via abrirá domingo (8). A intervenção deverá aliviar o trânsito na zona sul de Recife (veja outras obras nesta página).

AEROPORTOS

Um dos aeroportos cujas obras estavam mais atrasadas, o de Confins, foi "entregue" no sábado para a Copa, segundo a Infraero, estatal que o administra. O terminal de passageiros foi reformado e ampliado e houve construção de novo acesso viário, entre outras ações.

Mas, diz a Infraero, "é possível" que operários continuem no local para fazer serviços que serão concluídos depois do torneio e que não afetarão o conforto dos passageiros durante a Copa.

A BH Airport, concessionária privada que assumirá o aeroporto em agosto, antecipou-se ao início da gestão e fará melhorias em banheiros e sinalização e iluminação até o início da Copa do Mundo.

A Infraero afirma que todos os aeroportos sob sua administração nas cidades-sede darão conta da demanda.

No Estado de São Paulo, o novo terminal do aeroporto de Viracopos será a única obra pendente para a Copa.

Um píer será entregue na sexta; a seleção da Costa do Marfim desembarcará no local. Será o único a funcionar, dos três previstos.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou multa ao aeroporto pelo fato de o terminal não ter ficado todo pronto a tempo.

Não haverá voos comerciais no novo terminal na Copa. A abertura para os passageiros será depois do Mundial. A principal companhia a operar no aeroporto, a Azul, vai se mudar em outubro.

Colaboraram JULIA BORBA, de Brasília, e MARCO ANTONIO MARTINS, do Rio

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: