Ficha Corrida

20/05/2014

Como se escreve Edward Snowden em mandarim?

Filed under: Arapongagem made in USA,Arapongas,Edward Snowden — Gilmar Crestani @ 8:13 am
Tags: , ,

espiaEUA acusam China de espionagem industrial

Cinco pessoas trabalhariam numa unidade especial do Exército e teriam hackeado empresas americanas

Denúncia é ‘absurda’, diz Pequim; chineses lembram revelações de Snowden: ‘é ladrão gritando pega-ladrão’

RAUL JUSTE LORESDE WASHINGTON

O governo dos EUA anunciou nesta segunda-feira (19) a abertura de uma ação criminal contra cinco militares chineses, acusados de espionagem industrial e invasão de computadores de grandes empresas americanas.

O secretário de Justiça, Eric Holder, anunciou o processo dizendo que o indiciamento é a "primeira acusação contra membros do Estado chinês por infiltrar alvos comerciais americanos por meios tecnológicos".

"Temos que dar um basta. O governo não vai tolerar atos de nenhum país que procure sabotar empresas americanas e minar a integridade da livre concorrência", disse Holder em entrevista coletiva.

As acusações se referem a seis casos envolvendo grandes empresas americanas, como Westinghouse, Alcoa e US Steel –indústrias dos setores de energia nuclear, solar e de mineração.

Se julgados, os chineses podem sofrer sentenças de dois a 15 anos de prisão –algo hipotético, porém, dado que dependeria de extradição pelo governo chinês aos EUA, o que é bastante improvável.

Os cinco militares chineses, segundo a investigação do governo americano, são membros de uma unidade especial 61938 do Exército Popular de Libertação.

Sediada em Xangai, a instalação foi descoberta no ano passado como especial por empresas privadas de segurança cibernética como uma das centrais de espionagem industrial da China.

EFEITO SNOWDEN

No ano passado, o presidente Barack Obama falou publicamente sobre a espionagem industrial chinesa, tema que dominou seu primeiro encontro com o colega chinês, Xi Jinping, em junho.

Dias antes, entretanto, estourou o escândalo da espionagem da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), revelada pelo ex-técnico Edward Snowden, o que fez com que as autoridades americanas deixassem a controvérsia com a China de lado, ao menos publicamente.

Durante o período das denúncias de Snowden, o governo americano repetiu algumas vezes que seu foco era "segurança", não "espionagem industrial".

RESPOSTA CHINESA

Em resposta postada no site do Ministério das Relações Exteriores da China, o porta-voz Qin Gang disse que as acusações são "absurdas" e "sem fundamento".

Qin pediu ao governo americano que retire o processo imediatamente e acrescentou que o governo chinês estava suspendendo a participação chinesa em uma comissão bilateral sobre internet.

"Estão fabricando fatos e usando desculpas para nos acusar de roubar segredos".

Nas redes sociais chinesas, internautas chamaram os hackers de "heróis" e disseram que se tratava de "um ladrão gritando pega-ladrão".

Muitos também lembraram que, nas acusações feitas por Snowden, a NSA teria espionado a gigante empresa de telecomunicações Huawei.

4 Comentários »

  1. Se gritar pega ladrão…..
    Pimenta no c..dos outros é refresco, no deles arde!
    O tio sam tá de sacanagem!

    Comentário por marcelo coutinho — 20/05/2014 @ 7:07 pm | Responder

  2. […] See on fichacorrida.wordpress.com […]

    Pingback por Como se escreve Edward Snowden em mandarim? | EVS NOTÍCIAS. — 20/05/2014 @ 11:53 am | Responder

  3. […] EUA acusam China de espionagem industrial Cinco pessoas trabalhariam numa unidade especial do Exército e teriam hackeado empresas americanas Denúncia é 'absurda', diz Pequim; chineses lembram revel…  […]

    Pingback por Como se escreve Edward Snowden em mandarim? | E... — 20/05/2014 @ 11:52 am | Responder

  4. […] EUA acusam China de espionagem industrial Cinco pessoas trabalhariam numa unidade especial do Exército e teriam hackeado empresas americanas Denúncia é 'absurda', diz Pequim; chineses lembram revel…  […]

    Pingback por Como se escreve Edward Snowden em mandarim? | B... — 20/05/2014 @ 8:16 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: