Ficha Corrida

19/03/2014

São Paulo culpa São Pedro

Folha de São Paulo, 19/03/2014:

LUGAR ERRADO

LUGAR ERRADO

No local conhecido como Beco do Batman, na Vila Madalena, carro sobe sobre outro depois de ser arrastado pela chuva em São Paulo; no sistema Cantareira, quase não choveu, e reservatório recuou para 14,9%

Na manchete, acima, da Folha de São Paulo, fica evidente que a culpa pela falta de água vai acabar caindo nas costas do parceiro de São Paulo, em São Pedro. A Folha lastima que a chuva tenha caído na Vila Madalena, ao invés de encher os cântaros da Cantareira…  Tudo para tirar das costas da incompetência tucana a imprevidência administrativa. A outra manchete é ainda mais sintomática:

Jornal Cidade, de Uruguaiana, denuncia aumento da tarifa na primeira fatura após privatização.Só se surpreende com os tucanos e seus comparsas privatistas os anencefálicos. Em 06/06/2001, após o apagão de FHC e com a privatização do sistema elétrico, denunciei no Observatório da Imprensa que o bem que os tucanos não teriam condições de fornecerem à população, apesar de sua abundância, seria a água. Dito e feito. Em parceria com um dos braços da Odebrecht, a Foz do Brasil, o prefeito de Uruguaiana, protegido por forte campanha da RBS,  privatizou o fornecimento de água e na primeira fatura a conta já veio sem cuspe (foto ao lado).

O que os privatistas veem como solução, eu vejo como confissão. De incompetência! 

É a tal de parceria que enriquece a Alstom, a Siemens, a Odebrecht e os Robson Marinho da vida. A justiça brasileira, em parceria com os grupos mafiomidiáticos, está cega para o PSDB, mas a justiça suíça, não.

Em termos de PSDB & Grupos MafioMidiáticos o que se pode dizer é que esta parceria não deixa legado de nenhuma obra que se use tijolo e cimento. Deixa contas na Suíça, empresas nas Ilhas Cayman, depósitos em paraísos fiscais. Não surpreende que o PSDB vá a Dilma buscar a solução pela sua incompetência. Aliás, são os mesmos que vivem criticando a transposição do Rio São Francisco agora passam o pires ao Governo Federal.

A seguir trecho do artigo que publiquei no OI em 2001 sobre este assunto:

A próxima é a água

Bonaparte nasceu para a história com a expulsão dos austríacos do norte da Itália. Enriqueceu Paris na proporção do butim que extorquiu aos italianos. Para a história restou o famoso dito italiano: "Non, tutti i francesi sono ladri, ma buona parti". Daqueles tempos a esta parte, poder-se-ia dizer que nem todos no governo do professor Cardoso são ladrões, mas boa parte. Nem todos na imprensa se fizeram de moucos, mas boa parte, posto que esta também era parte interessada na repartição do bolo. Palavra esta apropriada para a comemoração dessa vitória de Pirro, haja vista que nele se acendem velas…

Janio de Freitas, na Folha de 3/6/01, escreveu que já nos anos 70 existia crise de energia. A dar crédito, os áulicos que a cortejaram enquanto jovem hoje apontam o dedo à crise balzaquiana: eu acuso! Profetas do passado, com a mão que afagavam agora apedrejam.

Tudo indica, pelos menos há quem comente na ONU que a água, num futuro não muito distante, será um bem mais escasso que o ouro. O governo do professor Cardoso, mesmo depois da Waterloo da energia, treina seu granadeiro da Advocacia-Geral para privatizá-la. Nesse ritmo, em breve teremos de pagar o ar que respiramos à White Martins. O Projeto de Lei 4.147, em discussão no Parlamento, passa batido na imprensa. Desconhecimento ou má-fé, parecem todos olhos e ouvidos do rei. Nada vêem, nada escrevem sem seu consentimento. É claro, uma notinha, uma matéria perdida em algum caderno sempre sai. É o álibi.

Se o governo do professor Cardoso não se sente em condições de garantir a água aos brasileiros, que pelo menos nos poupe de tanta incompetência, peça sua beca e retorne à Sorbonne. Mas, o que é pior, está mais fácil chamar a Corte do que a imprensa à realidade.

(*) Funcionário público federal, e-mail <crestani@ieg.com.br>

News | Observatório da Imprensa – Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito

2 Comentários »

  1. […] Folha de São Paulo, 19/03/2014: LUGAR ERRADO No local conhecido como Beco do Batman, na Vila Madalena, carro sobe sobre outro depois de ser arrastado pela chuva em São Paulo; no sistema Cantareira,…  […]

    Pingback por São Paulo culpa São Pedro | EVS N... — 19/03/2014 @ 12:43 pm | Responder

  2. […] See on fichacorrida.wordpress.com […]

    Pingback por São Paulo culpa São Pedro | EVS NOTÍCIAS. — 19/03/2014 @ 12:43 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: