Ficha Corrida

14/03/2014

Racismo sexual?!

Filed under: Racismo,Sexualidade — Gilmar Crestani @ 9:40 am
Tags: , , ,

 

Não vejo porque negros não possam namorar e casar com brancas e vice-versa. Aliás, deveria ser tão natural que sequer chamaria a atenção. Se chama atenção os relacionamentos inter-raciais é porque ainda sofremos o estigma do racismo.

Afinal, quem é que vende que o padrão de beleza inclui ser loira? Quem escreveu um livro “Não somos racistas” para não só tentar provar que não existe racismo no Brasil como qualquer iniciativa que se adote deva ser torpedeada?

Arouca, Tinga e o duplo racismo de que são vítimas as mulheres negras

Postado em 08 Mar 2014

por : Paulo Nogueira

Tinga e a mulher

Tinga e a mulher

Dias atrás, publicamos no DCM um artigo do site Blogueiras Negras. Nele, a autora citava um tipo de racismo pouco falado: aquele de homens negros que ascendem em relação às negras.

Como notou a blogueira, é como se as negras desaparecessem, se tornassem invisíveis aos homens negros que ganham notoriedade e dinheiro.

O Brasil jamais teve um Malcom X, o ativista americano que dedicou sua vida a convencer as mulheres negras de que seus cabelos são lindos do jeito que são, e seus lábios, e seu nariz, e sua pele de azeviche.

Elas queriam ser brancas, e se sentiam inferiorizadas por não ser. Malcom X inventou o Orgulho Negro, e seu maior seguidor foi Muhammad Ali com seu grito épico: “Sou lindo.”

Arouca e a mulher em Orlando

Arouca e a mulher em Orlando

Numa fase ignorante de sua vida, Malcom alisava os cabelos e procurava brancas. Depois, nunca mais mexeu no cabelo natural, e nem desfilou com loiras como se fossem troféus.

Acordara para a necessidade vital de valorizar pessoas que se sentiam, como Michael Jackson, menores por não serem brancas.

Tudo isso me veio à cabeça quando li sobre os lastimáveis casos de racismo contra dois bons jogadores negros, Tinga e Arouca.

Antes de seguir adiante, fique claro: é um horror, um descalabro, e torcedor que xinga jogador de macaco deveria sair do estádio para a prisão, automaticamente.

Isto posto, o que os jogadores negros fazem para promover sua raça? Não peço que sejam Malcom X, mas que eles fazem em escala mais simples e mais modesta?

A triste resposta é: nada.

Ao contrário, eles indiretamente reforçam o racismo ao, ricos, imitar imediatamente o comportamento branco na aquisição de uma mulher branca.

É uma mensagem desoladora para as negras, como notou a blogueira cujo texto publicamos.

JB e namorada

JB e namorada

A esse lugar comum dos futebolistas brasileiros, oponho Mario Balotelli, o atacante italiano que em sua riqueza e fama mundiais optou por uma namorada negra. Balotelli está, assim, emitindo uma mensagem: as mulheres de nossa raça são lindas.

Clap, clap, clap. De pé.

A isso se chama consciência social e racial. Torço para que Balotelli não enverede, depois, pelo mesmo caminho racista de tantos jogadores negros.

O Brasil é um país racista.

E as mulheres negras são vítimas de racismo duplamente em suas relações amorosas: os brancos as querem para sexo e pouco mais. E os negros, quando viram famosos – outro exemplo notório é Joaquim Barbosa –, passam a ignorá-las.

Que os lastimáveis episódios de Arouca e Tinga joguem luzes sobre a discriminação ampla, geral e irrestrita de que são vítimas elas – as mulheres negras, tão lindas, tão altivas, tão resistentes e tão amplamente, tão cruelmente discriminadas.

Paulo Nogueira

Sobre o Autor

O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

Diário do Centro do Mundo » Arouca, Tinga e o duplo racismo de que são vítimas as mulheres negras

4 Comentários »

  1. Uma mulher negra que estuda faz mestrado e doutorado dificilmente conseguirá se casar com um homem negro nas mesmas condições, porque quando ele chega lá ele procura uma mulher branca. Infelizmente o Brasil e um país racista de ambos os lados.

    Comentário por Rita gomes — 14/06/2017 @ 6:53 pm | Responder

  2. Concordo plenamente com este texto! Estes exemplos citados são de negros racistas! Têm complexo de inferioridade por causa da cor da própria pele! Se relacionar com mulheres brancas é praticamente um prêmio, um troféu para eles!

    Comentário por Antony — 09/06/2017 @ 7:00 pm | Responder

  3. […] See on fichacorrida.wordpress.com […]

    Pingback por Racismo sexual?! | EVS NOTÍCIAS. — 14/03/2014 @ 12:18 pm | Responder

  4. […] Não vejo porque negros não possam namorar e casar com brancas e vice-versa. Aliás, deveria ser tão natural que sequer chamaria a atenção. Se chama atenção os relacionamentos inter-raciais é …  […]

    Pingback por Racismo sexual?! | EVS NOTÍCIAS... | Sco... — 14/03/2014 @ 12:17 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: