Ficha Corrida

13/03/2014

SABESP, saindo pelo ladrão

Filed under: FHC,Geraldo Alckmin,Isto é PSDB!,José Serra,SABESP — Gilmar Crestani @ 8:53 am
Tags:

Alguém que não seja ruim de memória nem alienado vai lembrar da campanha nacional via Rede Globo, que a SABESP perpetrou para ajudar José Serra. Foi uma forma de pagar pelos serviços prestados no episódio da bolinha de papel estrelada por canastrão da Mooca. Por muito menos, os grupos mafiomidiáticos desencadearam uma campanha nacional dizendo que os reservatórios estavam vazios e iria acontecer um apagão. Claro, o objetivo era, como sempre foi, atacar Dilma.

Imagine se uma situação destas aconteça num governo do PT. Os Williams da Globo fariam caras e beiços, as magdas do telepromter leriam editoriais indignados e a Veja botaria culpa em Cuba e na Venezuela. Quando a porta-voz do PSDB, Eliane Cantanhêde vai dedicar algumas linhas à falta de água em terras do PSDB? Como é do PSDB, um partido aliado de d. Judith Brito, tudo parece natural. E é.

Natural que estas coisas aconteçam exatamente no partido que não deixa o legado de uma obra sequer, estadual ou federal, que tenha tijolo e cimento. São campões em venda, em desfazer. Construir, que é bom, necas de pitibiriba… A Folha publica hoje que Estudo de 2009 alertou sobre risco do sistema Cantareira. Eles tinham “estudo” sobre a SABESP e não fizeram nada, e depois Lula é que é ignorante…

Dizer que a SABESP vai reduzir o fornecimento de água é como ir aquela história de “validar” o tiquet…. Quer dizer que o tiquet não é válido? Não, é só um eufemismo para “pague seu estacionamento para poder sair”  do estacionamento. Quando a cara é de pau, falta água até para lavar as mãos…

Sabesp reduz fornecimento a cidades e Guarulhos corre risco de ficar sem água

Medida será anunciada hoje e vale para municípios atendidos pelo Cantareira. Estado diz que medida é necessária para repassar aos ‘clientes’ da companhia exigências da Agência Nacional de Águas, que reduziu na 2ª a vazão máxima do sistema

13 de março de 2014 | 1h 00

Pedro Venceslau e Fabio Leite – O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO – A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) anunciará nesta quinta-feira, 13, que as cidades permissionárias do Sistema Cantareira – aquelas que compram água da empresa no atacado – receberão a partir desta quinta-feira menos água e terão que encontrar saídas próprias para evitar o racionamento.

Veja também:
link Tecnologias de despoluição conseguem devolver oxigênio ao Rio Pinheiros
link Sabesp vê proposta de 4,66% como ‘melhora técnica’

O governo alega que a medida é necessária para repassar aos "clientes" da Sabesp a exigência da Agência Nacional de Águas (ANA), que determinou desde segunda-feira a redução em 15,5% da captação de água máxima nas represas do Cantareira: de 33 mil litros por segundo para 27,9 mil.

PT versus PSDB. A Sabesp é a responsável direta pelo fornecimento de água em 364 dos 645 municípios paulistas. Nos demais, o fornecimento é feito pela prefeitura, que pode comprar água no atacado da empresa ou recolher em represas da região. A medida afetará diretamente duas cidades da Grande São Paulo que recebem água do Sistema Cantareira: Guarulhos e São Caetano. A primeira, que já vem sendo obrigada a fazer rodízio em seis bairros da cidade (com 210 mil pessoas afetadas), alega que já recebe menos água do que o determinado pelo contrato.

Dos 300 litros por segundo contratados, estariam entrando apenas 200 litros por segundo na segunda maior cidade do Estado. O governo, por sua vez, nega que esteja enviando menos água e culpa a prefeitura da cidade, que é administrada pelo PT, por não conseguir reduzir o consumo.

Enquanto São Caetano reduziu a demanda em 18% – 100 litros por segundo a menos, e evitou até agora um racionamento, Guarulhos não teria conseguido diminuir o consumo. Em nota, a prefeitura afirmou que Guarulhos "sofre historicamente pela vazão reduzida do volume de água enviado pela Sabesp".

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos afirma, ainda, que faz ampla campanha de divulgação nos meios de comunicação e sugere medidas de economia. O conjunto de ações inclui, segundo o órgão, carro de som, cartazes, telemarketing e informes publicitários em emissoras de rádio e jornais impressos. "Ao mesmo tempo, será concedido desconto na conta para quem reduzir o consumo – 30% nas contas de quem reduzir o consumo em 20%, em comparação à média mensal no período compreendido entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014, e 10% para quem reduzir o consumo em 10%", diz a nota. Sistema semelhante foi adotado na Grande São Paulo pela Sabesp, para beneficiários do Sistema Cantareira.

Queda de braço. A Sabesp informa que o abastecimento está normal nas 364 cidades operadas pela companhia, mas não é possível responder pelas demais, uma vez que caberia a elas explicar como funciona o sistema de distribuição de água local. A cidade de Diadema, por exemplo, que também teve fazer rodízio de água, compra água no atacado da Sabesp. Mas, segundo a companhia, esse volume é fornecido pelo Sistema Rio Grande (Billings), que está com 98% de sua capacidade.

A Sabesp, por sua vez, informa que nunca deixou de entregar o volume de água contratado pelo município de Guarulhos. A empresa reitera a solicitação já apresentada em reunião com as prefeituras e serviços municipais que recebem água por atacado da empresa (São Caetano do Sul, Guarulhos, Mauá, Mogi das Cruzes, Diadema e Santo André, entre outras) de intensificar campanhas de economia e de uso racional da água para assegurar o pleno abastecimento da população.

O Estado procurou as administrações de Diadema e Mauá, para comentar o assunto, mas não obteve resposta.

2 Comentários »

  1. […] See on fichacorrida.wordpress.com […]

    Pingback por SABESP, saindo pelo ladrão | EVS NOTÍCIAS. — 13/03/2014 @ 12:30 pm | Responder

  2. […] Alguém que não seja ruim de memória nem alienado vai lembrar da campanha nacional via Rede Globo, que a SABESP perpetrou para ajudar José Serra. Foi uma forma de pagar pelos serviços prestados no e…  […]

    Pingback por SABESP, saindo pelo ladrão | EVS NOT&Iac... — 13/03/2014 @ 12:29 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: