Ficha Corrida

12/02/2014

Isso não dá capa na Veja nem no Jornal NaCIAnal

Filed under: Aécio Neves,Corrupção,Corruptômetro,Corruptores,Isto é PSDB!,Mensalão Tucano — Gilmar Crestani @ 8:33 am
Tags:

aecio x globoOs que vivem vociferando contra Genoíno tem uma boa oportunidade para mostrar a autenticidade de sua indignação contra a corrupção. Caso contrário vai parecer que o ódio a Genoíno não passa de alguém que não quer concorrência no seu negócio. Mas sabemos que um helicóptero com 450kg de cocaína tira a fleuma de William Bonner ou William Waack, mesmo sabendo da tradição desencadeada por José Serra, com o artigo Pó pará, governador! Então, porque a corrupção dos parceiros da Veja da Globo haveria de ganhar alguns segundos de atenção no Jornal Nacional. Sabemos que isso não vai dar em nada porque no STF o PSDB joga em casa, até Gilmar Mendes aparece na lista

Réu do mensalão tucano assessora Aécio

Eduardo Guedes é sócio da Pensar Comunicação Planejada, empresa contratada para prestar serviços ao PSDB

Jornalista é acusado de desvio de dinheiro público e lavagem de dinheiro; seu processo tramita em Minas

LUCAS FERRAZDE SÃO PAULO

Pré-candidato do PSDB à Presidência, o senador Aécio Neves tem entre os seus assessores de confiança um dos principais personagens do mensalão tucano.

O jornalista e publicitário Eduardo Guedes, 52, um dos réus do processo, atua nos bastidores e na etapa inicial da campanha do político como um de seus mais próximos conselheiros.

Antigo colaborador das campanhas eleitorais dos tucanos em Minas Gerais, Guedes é também um dos sócios da Pensar Comunicação Planejada, empresa contratada para prestar consultoria de comunicação ao PSDB, presidido por Aécio Neves.

Na peça em que pede a condenação do ex-governador de Minas e atual deputado Eduardo Azeredo (PSDB) a 22 anos de prisão, a Procuradoria-Geral da República afirma que Guedes determinou à Copasa, a Comig e ao Bemge, órgãos estaduais, que dessem R$ 3,5 milhões (R$ 9 milhões nos valores de hoje) a SMP&B para patrocínio de evento esportivo.

À época, Guedes era secretário-adjunto de Comunicação do governo mineiro. Segundo as investigações, ele agiu a pedido de Azeredo.

O valor dos repasses, de acordo com a Procuradoria, acabou sendo desviado pelo esquema. Com esse dinheiro, o empresário Marcos Valério, da SMP&B, forjou empréstimos fraudulentos para justificar o seu uso na campanha à reeleição de Azeredo, em 1998, afirma a Procuradoria.

Esquema semelhante foi usado por Valério, anos depois, no mensalão do PT, motivo pelo qual o empresário acabou condenado no STF (Supremo Tribunal Federal).

Os ofícios assinados por Guedes determinando os repasses são o que os juristas chamam de "ato de ofício", que comprovaria o crime.

Sob acusação de peculato (desvio de dinheiro público) e lavagem de dinheiro, o processo contra o jornalista tramita na primeira instância da Justiça mineira.

Guedes tem a confiança do presidenciável e de sua irmã, Andrea Neves, responsável pela imagem política do senador. O jornalista já foi casado com Heloísa Neves, auxiliar de Andrea e atual assessora de imprensa de Aécio.

Em 2005, quando estourou o escândalo, ele era subsecretário de Comunicação do governo de Aécio. Foi exonerado, mas logo voltaria a trabalhar com ele.

Em 2010, Guedes atuou na campanha que elegeu Antônio Anastasia governador e que levou Aécio ao Senado. Desde 2011, quando o mineiro assumiu o papel de presidenciável, ele tem participado das campanhas de comunicação do partido.

Em 2012, em Brasília, Guedes dividiu as atenções com Aécio em ato de marketing político do PSDB. Na ocasião, palestrou sobre "como fazer uma campanha competitiva".

Colaborou DANIELA LIMA, de São Paulo

1 Comentário »

  1. […] See on fichacorrida.wordpress.com […]

    Pingback por Isso não dá capa na Veja nem no Jornal NaCIAnal | EVS NOTÍCIAS. — 12/02/2014 @ 1:12 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: