Ficha Corrida

04/12/2013

Bomba de pinho sol

Filed under: Atentado Riocentro,Pinho sol,Poder Judiciário — Gilmar Crestani @ 8:05 am
Tags:

Justiça the flash! Julgamento em tempo recorde. Homem de rua prova toda a agilidade da justiça contra pobres, mas até hoje os responsáveis pelo Atentado do Riocentro, mandante e executores, continuam impunes. O Aécio bêbado, dirigindo, é muito mais perigoso que uma garrafinha de etanol nas mãos de morador-de-rua. No entanto, Aécio continua solto, perpetrando seus artigos em todos os jornais amigos. Preso, só o morador de rua…

Catador é o 1º condenado após protestos

Morador de rua do Rio recebe pena de 5 anos e 10 meses de prisão por portar explosivo; defesa diz que era ‘Pinho Sol’

Juiz chama versão de ‘inverossímil’ e afirma que laudo atestou que garrafa podia funcionar como coquetel molotov

ITALO NOGUEIRALUCAS VETTORAZZODO RIO

Um morador de rua é o primeiro condenado após participação em manifestação ocorrida no Rio neste ano –provavelmente, também o primeiro no país.

Acusado de porte de artefato explosivo, ele terá de cumprir cinco anos e dez meses de prisão em regime fechado, segundo decisão de primeira instância da Justiça estadual. Cabe recurso.

Rafael Braga Vieira, 26, foi detido em 20 de junho, dia da maior manifestação ocorrida na cidade, com participação de 300 mil pessoas, segundo especialistas da Coppe/UFRJ.

O protesto terminou com um rastro de destruição no centro. Naquele dia, cinco pessoas foram presas e três menores de idade foram apreendidos por policiais.

De acordo com a polícia e o Ministério Público, Vieira foi detido com dois coquetéis molotov saindo de uma loja abandonada na avenida Presidente Vargas.

‘PINHO SOL’

Na delegacia, ele afirmou ser morador de rua e catador de latinhas. A defesa alegou que nas garrafas havia desinfetante da marca "Pinho Sol" e água sanitária.

O caso ganhou as redes sociais. Em uma delas, o grupo Anonymous lançou uma campanha por sua liberdade.

O nome de Vieira e de outros presos durante manifestações consta do relatório encaminhado pela ONG Justiça Global à comissão de direitos humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos).

Em sua sentença, o juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte, da 32ª Vara Criminal, considerou a versão da defesa "pueril" e "inverossímil". De acordo com o magistrado, laudo pericial "atesta que uma das garrafas tinha mínima aptidão para funcionar como coquetel molotov".

"O etanol encontrado dentro de uma das garrafas pode ser utilizado como combustível em incêndios, com capacidade para causar danos materiais, lesões corporais e o evento morte", diz o juiz.

Duarte definiu a pena em regime fechado considerando a reincidência de Vieira. Ele já foi condenado e cumpriu pena duas vezes por roubo. Vieira já está preso preventivamente em Japeri.

A Defensoria Pública, responsável pela defesa dele, disse que não foi notificada.

Anúncios

3 Comentários »

  1. […] envolvendo corrupção. Fica claro que o Poder Judiciário tem alguma facilidade para condenar um mendigo com garrafas com álcool e pinho sol, mas tem grandes dificuldades para prender grandes […]

    Pingback por Corrupção, qual é a sua? | Ficha Corrida — 12/12/2013 @ 8:29 am | Responder

  2. […] dado ao José Genoíno, ao José Dirceu ou mesmo ao morador de rua condenado por portar uma bomba de pinho sol… E aí, a Globo não vai investigar quem é que está dando emprego para o vândalo? Será que é […]

    Pingback por E se fosse petista… | Ficha Corrida — 05/12/2013 @ 8:59 am | Responder

  3. […] See on fichacorrida.wordpress.com […]

    Pingback por Bomba de pinho sol | O LADO ESCURO DA LUA — 04/12/2013 @ 5:08 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: