Ficha Corrida

23/10/2013

Manifestações contra a corrupção dos jornalistas preocupa SIP

Filed under: Corrupção,Jornalismo de Aluguel,SIP — Gilmar Crestani @ 8:10 am
Tags: ,

Quando estouraram as manifestações contra o aumento das passagens, que começou em Porto Alegre, os Grupos Mafiomidiáticos tentaram direcionar contra o Governo Federal. E as manchetes, coordenadas pelo Instituto Millenium, diziam tratar-se de luta contra a corrupção. Acontece que os manifestantes, de fato, estavam se manifestando contra a corrupção, do jornalismo brasileiro. Rede Globo, Record, RBS viraram alvos e foram homenageadas com aquilo que jogam no povo todos os dias: merda. A RBS, apesar da parceria com a Brigada Militar, foi presenteada com uma tonelada de cocô de porco. Os repórteres da Globo saíram às ruas camuflados, igual ao jornalismo de aluguel praticado pela Rede Globo. Constrangidos, foram pedir água na SIP, uma entidade mantida por FinanCIAdores Ideológicos. Violência, não. A SIP protesta contra os ataques à imprensa, mas os ataques dos a$$oCIAdos da SIP contra os governos democráticos estão liberados. Nenhuma palavra contra a corrupção da informação, que trocam por trinta dinheiros. Nenhuma palavra contra o fato de os principais grupos brasileiros terem sido partícipes da ditadura.

E a triste notícia vem de Minas, que a Folha entende ser um curral do Aécio Neves, único Estado com mortes de jornalistas. Duas!

Quase cem jornalistas foram alvo de agressões em protestos desde junho

DE SÃO PAULO – Profissionais de imprensa voltaram a ser alvo nos últimos dias de agressões cometidas por manifestantes ou por forças de segurança durante a cobertura de protestos em São Paulo e no Rio. A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) listou 96 casos de junho até anteontem.

O número de ocorrências na realidade chega a 98 porque o relatório não inclui as agressões aos fotógrafos Marlene Bergamo, da Folha, e Nelson Antoine. Eles foram alvo da PM num ato contra o leilão do pré-sal, em São Paulo, anteontem.

Relatório sobre a liberdade de expressão aprovado pela SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) condenou os ataques a profissionais da imprensa. O documento, ratificado pela assembleia da entidade encerrada ontem em Denver (EUA), conta 70 casos de agressão –21 no Sete de Setembro.

Entidade condena ataques à imprensa em protestos de rua

Relatório sobre liberdade de expressão no Brasil também menciona mortes e censura

JOELMIR TAVARESEM DENVER (EUA)

A SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa, na sigla em espanhol) aprovou ontem relatório sobre a liberdade de expressão no Brasil que condena os ataques a profissionais da imprensa durante as manifestações no país.

O documento foi ratificado pela assembleia anual da entidade, encerrada ontem em Denver, nos Estados Unidos.

O texto brasileiro, apresentado no domingo e elaborado pela ANJ (Associação Nacional de Jornais), aponta 70 casos de agressão, 21 deles no Sete de Setembro.

A maioria das ações violentas nesse dia (85%) partiu da polícia, principalmente pelo "uso ostensivo de spray de pimenta", conforme o boletim.

O texto cita problemas ocorridos com três profissionais da Folha, entre eles o repórter-fotográfico Fábio Braga, que foi atacado por cães da Polícia Militar em Brasília, e Leandro Machado, detido enquanto acompanhava a prisão de um manifestante em São Paulo.

Homicídios de jornalistas em decorrência de seu trabalho também foram classificados como ameaças à liberdade de imprensa no Brasil.

De acordo com a ANJ, houve duas mortes neste ano –uma em Coronel Fabriciano (MG), em abril, e outra em Ipatinga (MG), em março.

Na América Latina, 14 profissionais foram mortos no último semestre, o maior número em 20 anos. "A demora nas investigações e no julgamento dos autores é preocupante", disse Mário Gusmão, vice-presidente da ANJ.

O documento relata ainda nove casos de ameaça a jornalistas, outros nove de censura judicial, além de ataques a prédios e carros de empresas de comunicação.

2 Comentários »

  1. […] See on fichacorrida.wordpress.com […]

    Pingback por Manifestações contra a corrupção dos jornalistas preocupa SIP | EVS NOTÍCIAS. — 23/10/2013 @ 6:38 pm | Responder

  2. […] See on fichacorrida.wordpress.com […]

    Pingback por Manifestações contra a corrupção dos jornalistas preocupa SIP | O LADO ESCURO DA LUA — 23/10/2013 @ 3:57 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: