Ficha Corrida

01/10/2013

Justiça do Lula persegue homens de “benz”

Filed under: ALSTOM,Lula,PSDB,Siemens — Gilmar Crestani @ 7:50 am
Tags:

Justiça quebra sigilo de 11 suspeitos no caso Alstom

Objetivo é identificar existência de contas no exterior entre 97 e 2000

Entre os indiciados no inquérito sobre suposta propina está o tucano Andrea Matarazzo; ele nega irregularidades

DE SÃO PAULO

A Justiça Federal em São Paulo determinou que o Banco Central e a Receita Federal informem se os 11 indiciados no inquérito sobre a empresa francesa Alstom mantiveram contas bancárias no exterior entre 1997 e 2000.

Entre os indiciados estão o vereador de São Paulo e ex-secretário estadual de Energia Andrea Matarazzo (PSDB), os ex-dirigentes da estatal paulista EPTE Eduardo Bernini e Henrique Fingermann, ex-diretores da Alstom e consultores suspeitos de intermediarem propinas.

O inquérito foi aberto em 2008 para apurar se a Alstom subornou políticos e servidores para obter contratos com empresas do setor elétrico e de transporte controladas pelo governo na década de 90.

A Polícia Federal entregou o relatório final desse caso em agosto de 2012. Um ano depois, o Ministério Público decidiu que eram necessárias novas diligências e pediu que a Justiça determinasse à Receita e ao Bacen o envio dos dados sobre os indiciados.

Além disso, solicitou informações à França sobre dois executivos da Alstom que teriam orientado o pagamento de propinas no Brasil. A Justiça autorizou as medidas no final de agosto.

O advogado de Matarazzo, Antônio Claudio Mariz de Oliveira, disse que o vereador "não recebe com desagrado o despacho, pois isso faz parte das investigações" e que Matarazzo não tem conta no exterior. Mariz afirmou que o indiciamento de Matarazzo foi realizado sem provas e apenas pelo fato de o vereador ter ocupado o cargo de secretário de Energia em um dos períodos investigados.

A advogada de Bernini e Fingermann, Carla Domenico, disse que a medida não trará novidades pois os ex-diretores já tiveram o sigilo bancário e fiscal quebrado no caso. Disse que o indiciamento deles foi feito de forma arbitrária e sem base em provas.

2 Comentários »

  1. […] políticos aliados ao partido da Judith Brito, ou a Folha esconde o político, como fez a Folha com Andrea Matarazzo, ou escondem o partido, com faz sempre que há alguém do PSDB, DEM. Quando a investigação tem a […]

    Pingback por Se tiver político suspeito, se aparecer o partido na manchete, só pode ser petista | Ficha Corrida — 03/10/2013 @ 8:48 am | Responder

  2. […] See on fichacorrida.wordpress.com […]

    Pingback por Justiça do Lula persegue homens de “benz” | EVS NOTÍCIAS. — 02/10/2013 @ 6:31 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: