Ficha Corrida

13/05/2013

Os iguais se atraem

Filed under: Joaquim Barbosa — Gilmar Crestani @ 9:40 am
Tags:

 

O que JB pensa da mídia?

Paulo Nogueira 13 de maio de 2013 1

Dados os inaceitáveis convites que ele fez para que sua viagem à Costa Rica fosse coberta, a resposta é: ele não respeita o jornalismo que se faz no Brasil.

Baixa opinião sobre a mídia

Baixa opinião sobre a mídia

Você pode e deve perguntar, diante do convite que Joaquim Barbosa fez à mídia – de “direita”, segundo ele mesmo numa oscilação abstrusa ao estilo consagrado por Jânio Quadros – para cobrir sua viagem à Costa Rica, com despesas generosamente pagas pelo contribuinte.

O que, você perguntaria, isso significa?

Você leu os textos do Diário. Primeiro, a revelação de que a jornalista do Globo enviada à Costa Rica viajou à custa do dinheiro público para fazer publicidade  fantasiada de jornalismo.

Depois, a informação de que até a Folha, que criou o desprezível expediente de aceitar convites e depois publicar que aceitou como se isso resolvesse o drama ético e moral, até a Folha, eu dizia, recusou o gesto do Barbosa.

Fez, o que é raro, questão de pagar as despesas de seu enviado a uma viagem de absoluta desimportância, como se pode ver hoje, poucos dias depois do retorno da caravana jornalística.  Não sobrou lembrança de nada. Rigorosamente nada.

É como se JB jamais tivesse ido à Costa Rica.

Bem, você leu isso, e depois se perguntou: disso se depreende que JB pensa o que sobre a mídia?

Duas coisas se destacam.

1) Ele tem em baixa consideração as empresas jornalísticas. Para ousar fazer um convite tão eticamente indefensável, ele só pode confiar em que os freios éticos e morais da mídia são extraordinariamente frouxos. se ele não confiasse nisso, não faria o que fez porque poderia enfrentar respostas editoriais complicadas. Algum jornal poderia publicar o convite abjeto, depois de rechaçá-lo, e isso provocaria um constrangimento torrencial em sua imagem moralizadora, aspas.

Ponto importante: em tais situações, quem convida também demonstra seu entendimento do que seja ética.

2) Isto tudo posto, a segunda conclusão é que no caso principalmente do Globo, que não hesitou em aceitar dinheiro público para uma operação menos jornalística e mais publicitária,  JB estava absolutamente certo em sua baixa opinião sobre a ética da mídia.

LEIA TAMBÉM:  STF PAGA VIAGEM PARA GLOBO

FOLHA RECUSA CONVITE QUE GLOBO  ACEITOU

^Topo

TAGS » dcm, Joaquim Barbosa Costa Rica, Joaquim Barbosa Globo

Postado em » Política

O que JB pensa da mídia? – Diário do Centro do Mundo

4 Comentários »

  1. […] Os ataques dos grupos mafiomidiáticos ao governos Lula e Dilma obedecem à máxima segundo a qual “a melhor defesa é o ataque”. A diferença está que nos EUA é o governo que controla os jornalistas, já no Brasil são os a$$oCIAdos doInstituto Millenium que controlam seus rebanhos. E por aí se explica porque d. Judith Brito confessou que os grupos mafiomidiáticos são, na verdade, o verdadeiro partido da oposição, o PIG. Aqui quem tem a mídia sob relho são aqueles que levam consigo jornalistas pagos com dinheiro público. […]

    Pingback por SCOMBROS | Por que a Monsanto é tão detestada — 14/05/2013 @ 12:05 pm | Responder

  2. […] Os ataques dos grupos mafiomidiáticos ao governos Lula e Dilma obedecem à máxima segundo a qual “a melhor defesa é o ataque”. A diferença está que nos EUA é o governo que controla os jornalistas, já no Brasil são os a$$oCIAdos do Instituto Millenium que controlam seus rebanhos. E por aí se explica porque d. Judith Brito confessou que os grupos mafiomidiáticos são, na verdade, o verdadeiro partido da oposição, o PIG. Aqui quem tem a mídia sob relho são aqueles que levam consigo jornalistas pagos com dinheiro público. […]

    Pingback por Ah! Se fossem Dilma ou Lula… | Ficha Corrida — 14/05/2013 @ 7:57 am | Responder

  3. […] Reblogged from Ficha Corrida: […]

    Pingback por Índio da Costa, o banqueiro tucano que espionava o Banco Central | SCOMBROS — 13/05/2013 @ 12:19 pm | Responder

  4. Reblogged this on O LADO ESCURO DA LUA.

    Comentário por anisioluiz2008 — 13/05/2013 @ 10:12 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: