Ficha Corrida

19/09/2012

Democracia made in USAid

Filed under: Isto é EUA!,MEC-USAID,Terrorismo de Estado — Gilmar Crestani @ 9:14 am

 

Putin fecha a USAid em Moscou

publicado em 19 de setembro de 2012 às 1:57

USAid expulsa de Moscou enquanto a repressão de Putin aos protestos continua

Agência norte-americana de desenvolvimento internacional tem até primeiro de outubro para fechar escritório em Moscou

Miriam Elder em Moscou e Chris McGreal em Washington

No diário britânico guardian.co.uk, Tuesday 18 September 2012 21.43 BST

A Rússia deu ordens à agência-chave dos Estados Unidos para que encerre suas operações, no momento em que Vladimir Putin continua sua repressão ao movimento de protesto e alega que ele é orquestrado pelo Departamento de Estado

O governo russo deu à USAid até primeiro de outubro para fechar seu escritório em Moscou. “A presença física da USAid em Moscou vai acabar, mas manteremos nosso compromisso de apoiar a democracia, os direitos humanos e o desenvolvimento de uma sociedade civil robusta na Rússia”, disse a porta-voz do Departamento de Estado Victoria Nuland.

A medida parece ser o mais recente salvo nas tentativas do Kremlin de apertar um movimento de protesto nascido das tentativas da sociedade de civil de denunciar os crescentes abusos do governo. Além de financiar projetos de saúde e de meio ambiente, a USAid foca em apoiar grupos que promovem a democracia e os direitos humanos na Rússia.

“Lamentamos esta decisão do governo russo”, uma autoridade sênior do governo Obama disse. “Lamentamos o fato de que não seremos capazes de fazer um trabalho do qual nos orgulhamos. É um dia difícil”.

Putin, que retornou à presidência em maio em meio a um movimento de protesto sem precendentes contra ele, reservou desprezo particular para a Golos, uma organização de monitoramento de eleições que recebe boa parte de seu orçamento da USAid. O grupo destacou as violações eleitorais nas eleições parlamentares de dezembro, ajudando a levar dezenas de milhares de pessoas às ruas quando seus relatos e vídeos sobre fraudes se tornaram virais no You Tube e nas redes sociais.

A autoridade do governo [Obama] se mostrou desafiadora quanto ao financiamento da sociedade civil na Rússia, dizendo que a ordem para fechamento da agência “não significa que mudamos nossa política de dar apoio aos tipos de atores apoiados pela USAid”.

“Nas próximas semanas e meses, o governo Obama vai procurar formas de fazer avançar nossos objetivos políticos com novos meios”, a autoridade disse.

A situação pode se acabar lembrando a disputa envolvendo o British Council, que foi forçado a fechar seus escritórios em Moscou em 2007 quando as relações se deterioraram depois do assassinato em Londres do dissidente Alexander Litvinenko.

Cerca de 60% do orçamento de 50 milhões de dólares de 2012 foi para grupos que promovem a democracia e os direitos humanos — um grande aumento em relação à era Bush. A agência abriu seu escritório em Moscou depois do colapso da União Soviética.

Emtre as 57 organizações que recebem financiamento da USAid na Rússia estão a ong de direitos humanos Memorial e o grupo anti-corrupção Transparência Internacional.

Estes grupos já estão sob cerco. O Parlamento russo aprovou uma lei neste verão que exige que todas as organizações não-governamentais que recebem financiamento estrangeiro se identifiquem como “agentes estrangeiros” em todas as publicações e sites e fiquem sob escrutínio financeiro extra.

Embora rumores de que o Kremlin estivesse pressionando a USAid fossem antigos, a forma do governo Putin informar Washington foi repentina. Sergei Lavrov, o ministro russo das relações Exteriores, primeiro informou Hillary Clinton, a secretária de Estado, da decisão planejada durante uma cúpula econômica em Vladivostok no início deste mês. A nota oficial do ministério foi divulgada em 12 de setembro.

Os 13 diplomatas da USAid devem deixar o país. O destino dos 60 empregados locais permanece incerto.

Autoridades de Washington atribuem a medida a uma contínua guerra de atrito de Moscou contra grupos que pedem mais democracia.Dizem que está claro faz algum tempo que o governo russo está irritado com o apoio da USAid a um grupo de organizações pró-democracia, da sociedade civil e de defesa dos direitos humanos.

Putin tem usado estereótipos da Guerra Fria e teorias da conspiração sobre o envolvimento dos Estados Unidos na Primavera Árabe para culpar os Estados Unidos por encorajar o movimento de oposição na Rússia. As relações mergulharam em baixa depois da posição desafiadora da Rússia contra pressões [dos Estados Unidos] sobre o governo sírio de Bashar al-Assad.

Nota do Viomundo: Quanto o governo russo investe no financiamento da oposição a Barack Obama nos Estados Unidos? Quanto a USAid investe “promovendo” a democracia na Arábia Saudita? E no Bahrain?

Putin fecha a USAid em Moscou « Viomundo – O que você não vê na mídia

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: