Ficha Corrida

22/01/2012

Não passou de Época

A época tem cravado em seu DNA o cromossoma anômalo da Globo. E quem sai ao seus não degenera. A Época já era. Quando se fala em roubar, vem o neologismo malufar. Em se tratando de peta, a Veja do Boimate e Nueva Konigsberg leva o troféu. Agora, em termos de perseguição política a Época abocanha a Globo de Ouro… Se nos tempos em que se mentia sem constrangimento já existia o ditado de que a mentira tem pernas curtas, nos tempos de internet então nem se fala. E as explicações são sempre a melhor definição do caráter de quem não têm.

As belas palavras do editor da Época

Enviado por luisnassif, dom, 22/01/2012 – 02:02

Autor: Weden

Acusado de ter falseado matéria da jornalista Mariana Sanches sobre a homenagem da Gaviões da Fiel a Lula,  Helio Gurovitz dizia há tempos (19/05/2009) no Observatório da Imprensa:

"Se as empresas jornalísticas não conseguirem financiar a produção de jornalismo de qualidade, quem perderá será a sociedade. Nenhuma democracia sobrevive sem uma imprensa livre. E nenhum blogueiro ou gerador amador de textos e vídeos no YouTube tem capacidade de realizar o tipo de investigação jornalística que fazem os grandes jornais, revistas e redes de TV. Investigar, ouvir todas as partes envolvidas numa história e saber narrar a versão dos fatos mais honesta e mais próxima da verdade – em suma, seguir os preceitos do bom jornalismo – é algo que custa caro"

Mas se não fosse a blogosfera, amigos, a farsa do editor da Época não seria descoberta. E detalhe: foram os blogueiros que chegaram perto da verdade, sem cobrar nada por isso.

A mentira parece estar custando bem mais caro que a honestidade e a seriedade com a informação pública.

As belas palavras do editor da Época | Brasilianas.Org

O samba da Gaviões e os capatazes da Rede Globo

A Gaviões da Fiel soltou nota contra a “reportagem” da Época que atacou o desfile da escola desse ano por homenagear o ex-presidente Lula. Na nota, a Gaviões critica a repórter Mariana Sanches. Mariana, quando começou a reportagem, contatou a agremiação dizendo que a matéria não seria um simples ataque ao ex-presidente, e com isso conseguiu imagens e entrevistas exclusivas. A questão é que o texto final que saiu na Época não é de Mariana Sanches, nem assinado por ela.

O diretor de redação da revista, Helio Gurovitz, fez questão de dar uma pausa na suas férias para alterar todo o texto da repórter, e substituí-lo por um artigo de puro ataque ao ex-presidente. A repórter, constrangida, pediu para ter seu nome retirado do texto. Ele acabou apócrifo, órfão de pai e mãe, já que Gurovitz também não assina sua obra.

O texto diz o absurdo de que Lula atacou “a imprensa livre”. Livre para ser tratada como uma ditadura privada por Gurovitz, capataz de um dos latifúndios midiáticos da família Marinho, a revista Época. No melhor estilo “Veja de segunda”, dos piores momentos da publicação, o diretor passou por cima de seus repórteres para produzir um ataque gratuito contra o livre direito da Gaviões homenagear quem quiser (queriam que homenageasse o palmeirense Serra?).

E preparem-se, porque é o primeiro, mas dificilmente será o único ataque das Organizações Globo contra o desfile da Gaviões.

Daqui até o carnaval, a homenagem sincera ao ex-presidente, que passa por tratamento contra um câncer na laringe, será usada de pretexto para atacar Lula e a memória de um governo aprovado por 87% dos brasileiros.

Mas a Globo não perdoa isso, e o que aconteceu na Época não é obra do acaso. Os capatazes de cada fazenda midiática dos Marinho se reúnem regularmente. E cabe a Globo, aquela empresa que publicou um longo documento sobre seus princípios éticos, mas que transmite o BBB, fez a edição do debate de 1989 e a farsa da bolinha de papel, a transmissão do desfile de carnaval onde Lula será homenageado.

Gaviões da Fiel repudiam má fé da revista Época, da Globo, a eterna anti-Lula

Nota oficial – Matéria Gaviões Carnaval 2012 – Revista Época

Nós, dos Gaviões da Fiel, repudiamos o conteúdo da matéria publicada pela revista Época, em 21/01/12, em sua edição de nº 714, cujo título é “Cadê a Ala dos Mensaleiros”,e fazemos a questão de apresentar os fatos da forma mais clara e verdadeira possível.

Em meados de novembro, fomos procurados pela “repórter” Mariana Sanches, que nos solicitou uma visita sob a alegação de estar escrevendo uma matéria a respeito do Carnaval 2012. Prontamente recebemos a repórter, que alegava ser essa sua principal e grande matéria e que queria explorar ao máximo para conseguir um destaque com a mesma.

Em função disso e por respeito à profissional, abrimos as portas de nossa quadra e permitimos que algumas imagens fossem feitas em nosso barracão, concedemos entrevista exclusiva com nosso Carnavalesco e com nosso Presidente e nos colocamos a disposição para ajudá-la na conclusão da matéria desde que a mesma nos fosse apresentada antes da publicação.

Porém, infelizmente, usando da má fé característica dos maus profissionais, percebemos ao longo do caminho que a jornalista Mariana Sanches passou a dar um tom tendencioso e de especulação à matéria por meio de contatos – que não sabemos como obteve – com diversas pessoas ligadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sob a alegação de estar escrevendo uma matéria a respeito do desfile dos Gaviões.

No entanto, ao ter acesso ao conteúdo final da matéria, constatamos tratar-se mais uma vez de uma agressão gratuita e infundada ao nosso homenageado e, consequentemente, ao processo de construção do carnaval da nossa entidade, que escolheu o enredo sem levantar nenhuma bandeira política ou partidária. O maior objetivo da escolha do tema é a homenagem ao povo brasileiro e aos Corinthianos, através da figura emblemática do ex-presidente Lula, assim como consta na explicação do nosso enredo (clique aqui e saiba mais). Mas não nos surpreende que tal veículo insista em tentar descontextualizar os fatos e criticar o Lula.

A nós, tal episódio só fortalece para que levemos à avenida em destaque estes e outros motivos que fazem com que nosso homenageado tenha sido escolhido como o retrato da nossa NAÇÃO e isso independe da vontade de qualquer veículo de comunicação que queira descontextualizar a homenagem que levaremos à avenida neste carnaval.

Diretoria Gaviões da Fiel

Carnaval 2012:“Verás que o filho fiel não foge à luta – Lula, o retrato de uma nação”

A aposta da escola de samba Gaviões da Fiel para o Carnaval de São Paulo 2012, será na vida do ex-presidente brasileiro Luiza Inácio da Silva, o Lula.

Toda a saga do metalúrgico que saiu do sertão de Pernambuco para chegar até o Palácio do Planalto, poderá ser observada no desfile da agremiação da torcida corintiana.

O tema da escola é “Verás que o filho fiel não foge à luta – Lula, o retrato de uma nação” e tem o intuito de fazer uma homenagem retratando de forma biográfica a vida do político, dando uma atenção especial para a paixão que ele tem pelo Timão, um dos clubes mais populares do Brasil.

Igor Carneiro, que é carnavalesco da agremiação, aponta que tudo isso será para atrair a atenção do torcedor corintiano para a avenida no Anhembi.

Ele comentou em recente entrevista ao G1, que a preocupação da escola é mostrar que a Gaviões pode fazer um grande desfile, em termos técnicos, mas que sempre vai buscar um meio de fazer com que o enredo tenha relação com a torcida do Corinthians.

Cronologicamente, a escola vai retratar a infância pobre de Lula em Guaranhuns (PE), a chegada em São Paulo, a luta sindical e toda a campanha para ser o presidente do Brasil em 2002. Por fim, a Gaviões, como não poderia deixar de ser, vai explorar toda a veia corintiana de Lula.

Os Amigos do Presidente Lula

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: