Ficha Corrida

07/06/2011

A justiça é cega, mas o povo está de olho

Filed under: Isto é PSDB! — Gilmar Crestani @ 8:15 pm
Tags:

Gilmar Mendes é vaiado por estudantes de Jornalismo em cidade gaúcha
(06.06.11)

Cerca de 80 estudantes de Jornalismo protestaram contra a presença do ministro do STF, Gilmar Mendes, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), na noite de sexta-feira (3). O grupo é contrário à decisão do Supremo, que derrubou a exigência de diploma para exercer a função de jornalista há dois anos.
Mendes foi vaiado ao chegar para uma palestra a estudantes de Direito.
De acordo com a Brigada Militar, houve confusão com seguranças da Unisc e a polícia foi chamada. Ninguém foi preso.
Em junho de 2009, o STF decidiu derrubar, por oito votos a um, a exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista com o argumento de que a lei que tratava do assunto era incompatível com a Constituição Federal de 1988.
Mendes foi o relator do processo. O único a votar pela exigência do diploma foi o ministro Marco Aurélio Mello (Com informações do Câmera 2).
Mais detalhes
Da redação do jornal Gazeta do Sul
Por Thamires Waechter

O ministro Gilmar Mendes, do STF,  enfrentou tumulto ao deixar o bloco 18 da Unisc, onde participou na noite dessa sexta-feira de um evento do curso de Direito. Mesmo saindo por uma porta lateral, que dá acesso direto ao estacionamento, Mendes foi surpreendido pelo protesto dos estudantes dos cursos de Comunicação Social. A manifestação vinha desde a chegada do ministro ao campus.
Os seguranças pessoais do ministro conseguiram fazer com que ele saísse rapidamente do local. Alguns alunos chegaram a deitar no chão na tentativa de impedir a passagem do carro do ministro.
Policiais do Setor de Inteligência da Brigada Militar de Santa Cruz tentaram dispersar os estudantes e houve empurra-empurra. Além deles, mais três guarnições da BM (incluindo as do Pelotão de Operações Especiais) foram mobilizadas. O protesto contra o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalista, medida que contou com a participação decisiva do ministro – dividiu opiniões entre os estudantes.
Pelo Twitter, alunos inclusive dos cursos de Comunicação Social manifestaram contrariedade ao ato. Os participantes do seminário de Direito, que lotou o anfiteatro do bloco 18, também saíram perplexos com a confusão.
Já o estudante Roger Menegon, 19 anos, do Direito, apoiou a mobilização. "Ao derrubar o diploma, o ministro desestimula os estudantes e tira a formação. Assim, o ensino não vai para frente".
O chefe de gabinete da reitoria da Unisc, Angelo Hoff, disse no fim da noite que a universidade respeita a manifestação dos alunos, desde que não ultrapasse os limites do bom senso. Ele admitiu que houve um incidente na saída, mas ponderou que a Unisc "está madura para conviver com as diferenãs de opiniões".
Hoff garantiu ainda que o caso não abala o relacionamento entre os cursos de Direito e Comunicação Social.
Veja no saite do jornal Gazeta do Sul as fotos do tumulto

ESPAÇO VITAL – O melhor saite jurídico da Internet brasileira

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: