Ficha Corrida

28/03/2011

U$ 205 milhões em armas para israelenses, U$ 0,00 para os civis palestinos

Filed under: Tio Sam — Gilmar Crestani @ 7:52 am
Tags: ,
Domo de Ferro e Cara de Pau, os males do Oriente Médio são.
Sem o dinheiro norte-americano, Israel não passaria de um muro de lamentações. Não é de admirar que uma política expansionista e segregacionista, de quem se acha raça superior, não provoque tanta batida de cabeça contra um muro de pedras. Aliás, parece que muro, parede, barreiras sejam os principais itens da economia israelense.
Israel instala sistema antimísseis contra Gaza

Publicada em 28/03/2011 às 00h05m

Daniela Kresch, especial para O Globo

TEL AVIV – O Exército israelense instalou ontem, nos arredores da cidade de Beer-Sheva, a primeira bateria antiaérea do sistema Domo de Ferro, um escudo milionário de alta tecnologia que promete destruir no ar foguetes lançados contra Israel por grupos palestinos da Faixa de Gaza. Nas últimas semanas, a tensão na fronteira com Gaza aumentou com a retomada dos lançamentos de foguetes e morteiros, sempre seguidos de reações militares israelenses a alvos palestinos.

O Domo de Ferro, desenvolvido por uma empresa local com financiamento de US$ 205 milhões dos EUA, foi desenhado para interceptar projéteis lançados de uma distância entre quatro e 70 quilômetros. Com ajuda de câmeras e radares, o sistema identifica e segue a rota dos mísseis, abatendo-os no ar. Cada bateria contém três lançadores com, ao todo, 60 mísseis.

Maior cidade do sul do país, com 250 mil habitantes, Beer-Sheva tem sido alvo de foguetes nas últimas semanas.

Em Gaza, dois palestinos são mortos e três, feridos

Apesar do anúncio da instalação do escudo, autoridades foram rápidas em deixar claro que o sistema ainda está funcionando em fase experimental.

– Nós ainda não temos a possibilidade de deslanchar baterias para proteger cada casa, escola, base ou instalação militar – esclareceu o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu

Horas antes do posicionamento da primeira bateria, a força aérea israelense matou dois palestinos e feriu outros três no Norte de Gaza. Os militares alegam que o grupo se preparava para lançar foguetes. O grupo radical Jihad Islâmica identificou os mortos como seus militantes e prometeu revidar, apesar da promessa feita no sábado, pelo grupo islâmico Hamas de um cessar-fogo.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: