Ficha Corrida

22/03/2011

Liberdade, ainda que à tardinha…

Filed under: Ditadura,Tio Sam — Gilmar Crestani @ 9:35 am
Tags: ,

A Democracia made in USA em vestes simples. Terminada a ditadura, morto o ditador, vêm os paladinos da moral e dos bons costumes contribuir com o esclarecimento dos fatos. Melhor seria se deixassem de patrocinar ditadores. Como fazem em Honduras, por exemplo. De que adianta daqui a trinta anos irem a Honduras e prometerem cooperar com informações a respeito de Micheletti. Como diz a música, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer…” Os governos, mas principalmente os jornais, deveriam confrontar as palavras com os atos e parar  com essa bajulação barata. Essa cobertura do PIG é coisa de babaca, que trata os consumidores idem.

Obama promete cooperar com Chile com informações sobre era Pinochet

Ele disse que é preciso expandir cooperação econômica entre países.
Em Santiago, americano teve encontro com ex-presidentes chilenos.

Do G1, com agências internacionais

imprimir

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta segunda-feira (21) em Santiago que os Estados Unidos querem cooperar com qualquer pedido das autoridades chilenas sobre informações relacionadas à atuação americana na era Pinochet.

Obama deu entrevista conjunta ao lado do presidente chileno, Sebastián Piñera.

saiba mais

O presidente elogiou o Chile e afirmou que o país tem uma das histórias mais bem sucedidas da América Latina.

O americano também afirmou que há mais a ser feito para expandir a cooperação econômica com o Chile.

Obama está no Chile vindo do Brasil, onde passou dois dias. Sua próxima parada é El Salvador.

O presidente dos EUA, Barack Obama, e o do Chile, Sebastián Piñera, nesta segunda-feira (21) em Santiago (Foto: AP)O presidente dos EUA, Barack Obama, e o do Chile, Sebastián Piñera, nesta segunda-feira (21) em Santiago (Foto: AP)

Ex-presidentes
Obama se reuniu com os ex-mandatários chilenos Patricio Aylwin (1990-1994), Eduardo Frei (1994-2000) e Ricardo Lagos (2000-2006), pertencentes à Concertação, coalizão de centro-esquerda que governou o Chile por 20 anos após a ditadura de Pinochet e que hoje faz oposição.

A ausência sentida foi a de Michelle Bachelet (2006-2010), primeira mulher a assumir a Presidência no Chile, que disse ter compromissos pela agência ONU-Mulher.

"Eles vão colaborar para que se esclareçam todas as violações dos Direitos Humanos", comentou Frei, após o encontro realizado antes de um discurso de Obama para a América Latina.

Os Estados Unidos aparecem vinculados à conspiração que derrubou o presidente socialista Salvador Allende e instaurou a ditadura de Augusto Pinochet, em 11 de setembro de 1973.

A justiça chilena investiga também a morte do ex-presidente Eduardo Frei Montalva (1964-1970), pai de Frei Ruiz-Tagle, que morreu depois de ser submetido a uma cirurgia de rotina, mas informações indicaram que foi envenenado em 1982, quando se projetava como um forte opositor de Pinochet.

Agentes da CIA aparecem ligados ao caso.

G1 – Obama promete cooperar com Chile com informações sobre era Pinochet – notícias em Mundo

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.