Ficha Corrida

20/03/2011

Senadora quer convocar CBF, TVs e C13 para explicações – Terra – Futebol

Filed under: Rede Globo — Gilmar Crestani @ 6:38 pm
Tags: , , , ,

 

Senadora quer convocar CBF, TVs e C13 para explicações

Eliano Jorge

Na véspera da próxima licitação dos direitos de exibição dos Campeonatos Brasileiros de 2012 a 2014, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado vota, terça-feira (22), o requerimento da senadora Lídice da Mata, do PSB baiano, para que os envolvidos na polêmica concorrência participem de uma audiência pública sobre o assunto.

Ela quer convocar o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o líder do Clube dos 13, Fábio Koff, e representantes das emissoras de TVs. "A intenção é discutir sobre a disputa dos direitos de transmissão dos jogos", disse a Terra Magazine.

A parlamentar quer explicações sobre as negociações, que avançam nos bastidores e carecem de transparência. "É a tentativa de entender e ajudar a esclarecer, para a opinião pública e a população, o que está acontecendo; de que maneira o Congresso, como Parlamento, pode contribuir para que essas coisas se resolvam", afirma, com a experiência de ter presidido a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, com amplos debates sobre esportes.

– A ideia não é nem tumultuar, porque eu sei que tem aí uma CPI de (Anthony) Garotinho (deputado do PR-RJ) sobre Ricardo Teixeira, não é isso, não vai nessa direção – avisou Lídice.

Ela justificou que, embora se trate de uma disputa comercial entre empresas, "tem interesse público, sim, da sociedade em acompanhar". E completou: "O governo, por exemplo, fez leis para estimular a reorganização dos clubes brasileiros, num momento em que o financiamento dos clubes vira debate no Congresso Nacional".

Uma das referências para a definição das cotas de cada time é a audiência gerada por eles, o que corresponde diretamente às massas de torcedores.
– É o povão inclusive. É a paixão de um povo por um esporte, que se transforma em milhões de reais – observou a senadora. – É o esporte nacional, a preferência nacional, a paixão nacional. O Campeonato Nacional mobiliza milhões de pessoas e milhões de reais. Tem clubes saindo do Clube dos 13, o Flamengo e o Corinthians estão reivindicando que ganhem mais. O público merece uma explicação deste episódio, que envolve o principal campeonato do País.

Mundial

A batalha pelo Brasileirão desemboca na Copa do Mundo de 2014. "Por exemplo, a respeito da discussão da retransmissão daqueles 3 minutos a que as outras emissoras têm direito e que a Globo não concorda, a própria Fifa acha que não deve ter", conta Lídice da Mata.

Ela defende que esse assunto não se distancie da sociedade, que está vinculada a ele. "Essa discussão da transmissão exclusiva, claro que, com o passar do tempo e na medida em que se profissionalizam cada vez mais o futebol e os grandes eventos futebolísticos internnacionais, isso passa a ser uma coisa cada vez mais de interesse público", avaliou.

A consolidação dos formatos do Brasileirão e sua melhora em termos de organização são apontados pela senadora como avanços ameaçados pelo impasse da negociação televisiva.
– Depois de tantos anos, agora que se conseguiu ter uma tabela permanente, um campeonato mais ou menos estabilizado, acontecem mecanismos de desestabilização. É a preparação dos clubes, é a preparação dos atletas, quem sabe de alguém que vai estar na Copa do Mundo amanhã.

Senadora quer convocar CBF, TVs e C13 para explicações – Terra – Futebol

1 Comentário »

  1. Mais uma vez tenho a oportunidade de me manifestar atravéz do TERRAMAGAZINE em postagem da WORDPRESS. Espetacular.

    A arguição PRETENDIDA pela SENADORA LÍDICE DA MATA é BRILHANTE. Nota-se a PREOCUPAÇÃO com as poucas coisas, que o POVO BRASILEIRO, sofrido ainda tem, o AMOR pelo FUTEBOL BRASILEIRO. Parece pouco, pequeno, mas este FUTEBOL é PATRIMÔNIO IMATERIAL, CULTURAL de mais de 195.000.000 de habitantes DONOS DESTAS TERRAS BRASILIS.

    Os PRESIDENTES DE CLUBES DE FUTEBOL juntos com as FEDERAÇÕES ESTADUAI e CBF, esqueceram, que não são DONOS, ACIONISTAS MAJORITÁRIOS do FUTEBOL BRASILEIRO. Tomar posição em defesa dos seus CLUBES é obrigação de cada um, porém, tomar decisão sem satisfação a todos, é um engano.

    A iniciativa privada em degladiar-se pelo melhor lucro, é de obrigação, porém quando se trata de coisa do POVO, caem na malha PÚBLICA. Do IMATERIAL, CULTURAL, do POVO. TODOS PODERÃO ESTAR TRATANDO DE UM NEGÓCIO, que poderá dar em NADA, VAZIO, ETÉRIO…, VOLÁTIL COMO O ÉTER…, por não ter REGRAS CLARAS. Seria válido como acertos de CUMPADRES, se não envolvessem clubes, que não teem fins lugrativos.

    Sabemos, que as INSTITUIÇÕES DOS PODERES DA NAÇÃO BRASILEIRA, as vezes dão SINAIS de fraquejo, com decisões de IMPUNIDADE, é preciso, que se exercite neste caso, um pouco de CIDADANIA, CIVIMOS, EDUCAÇÃO, RESPEITO PELO SEMELHANTE, pois derepente, aquilo, que poderia passar como IMPUNE, para HONRA DAS INSTITUIÇÕES, poderá se TORNAR numa GRANDE FRUSTAÇÃO.

    Agradeço,

    Eduardo Pedreira Franco

    Comentário por Eduardo Pedreira Franco — 21/03/2011 @ 9:37 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: