Ficha Corrida

18/02/2011

Israel sente o cheiro de queimado

Filed under: PIG,Revolução Jasmim — Gilmar Crestani @ 10:48 pm
Tags: , ,

Será que vem aí a Queda do Muro de Jerusalém?!

18/02/2011 – 21h36

Israel pede retomada de diálogo de paz mesmo após veto na ONU

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governo de Israel pediu nesta sexta-feira que os palestinos retomem as negociações de paz sem condições prévias, na prática solicitando que a ANP (Autoridade Nacional Palestina) abra mão de sua rejeição contra os assentamentos israelenses, que foram alvo de votação mais cedo na ONU. A resolução que visava interromper as obras nos territórios ocupados foi vetada pelos EUA.

"É um caminho curto entre Ramallah e Jerusalém, e todos os palestinos deveriam voltar à mesa de negociações sem condições prévias", disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores israelense, Yigal Palmor.

David Karp/AP

Imagem de arquivo mostra Conselho reunido; votação desta 6ª visava conter expansão de assentamentos

Imagem de arquivo mostra Conselho reunido; votação desta 6ª visava conter expansão de assentamentos

"Só assim, e não através de uma decisão do Conselho de Segurança, será possível avançar no processo de paz de modo a beneficiar ambas as partes e servir à causa da paz e da segurança em toda a região", acrescentou.

VOTAÇÃO

Os Estados Unidos votaram contra uma resolução apreciada nesta sexta-feira pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas que poderia condenar a expansão dos assentamentos israelenses na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. Dos 15 votos, 14 foram a favor, incluindo o do Brasil, que no momento detém a presidência rotativa do órgão.

Para ter validade a medida precisava de todos os votos dos países que integram o Conselho, e caso tivesse sido aprovada, reforçaria o caráter ilegal da expansão dos assentamentos nos territórios ocupados da Cisjordânia e Jerusalém Oriental, determinando ao governo israelense a interrupção imediata das obras.

Analistas estimam que a decisão do governo do presidente Barack Obama deve irritar países árabes, a ANP (Autoridade Nacional Palestina) e defensores da causa palestina ao redor do mundo.

O veto à medida deve também acentuar as dificuldades das negociações do processo de paz entre israelenses e palestinos, atualmente paralisado.

Para os palestinos a interrupção da expansão dos assentamentos é uma condição para que as negociações de paz sejam retomadas.

O governo brasileiro lamentou que a medida não tenha sido aprovada e destacou que 182 dos 192 membros da ONU apoiaram o projeto que foi rechaçado por Washington mas aceito pelos outros 14 membros do Conselho.

Folha.com – Mundo – Israel pede retomada de diálogo de paz mesmo após veto na ONU – 18/02/2011

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: