Ficha Corrida

28/01/2011

Os cornetas se voltam contra a Revolução Jasmim

Filed under: RBS — Gilmar Crestani @ 10:08 pm
Tags: , ,

A revolução desencadeada na Tunísia, está se estendendo às demais ditaduras de tendência pró-americana no Oriente Médio. Ditador bom é aquele com os quais os interesses ocidentais estejam protegidos. Os que sempre estão a postos para condenar o Irã, esqueciam da Tunía, Egito, Jordânia, Síria e outros de menor cotação.

A mais recente medida do ditador egípcio, amigo dos ocidentais, Mubarak, foi cortar telefones e internet.

As manifestações que vem acontecendo naqueles países na esteira do que aconteceu na Tunísia tem sido de particular relevância para conhecer a índole democrática de alguns ferrenhos acusadores da “ditadura” Chávez.

É claro que, para escrever na Zero Hora, o cara tem de se sujeitar às regras do patrão. Só isso já é suficiente para se ter uma idéia de quem formará o panteão dos escolhidos. Democráticos como o pecuarista Paulo Brossard ou como o franco atirador Percival Puggina ou acéfalos como Lasier Martins, não surpreendem pelo simples fato de conhecermos onde batem ponto. Vez que outra, um leva um pontapé na bunda, como o bagaço Luis Carlos Prates.

Já o estoriador Voltaire Schilling, que pelo nome não se perca, esperava um pouco mais de sutileza. Santa ignorância. Como diria o Barão de Itararé, “de onde menos se espera, de lá mesmo é que não sai nada”. Embora houvesse elementos para duvidar do pensamento democrático do historiador da RBS,  por opiniões a serviço do patrão, a mais recente investida desnuda ainda mais.

Pinço duas frases que resumem as idéias do “historiador” da Zero Hora a respeito da Revolução do Jasmim, publicada na Zero Hora desta sexta, 28/01/2011:

Esta apatia e conformismo dos árabes com seus regimes é que explica o fato de que H. Mubarak governe o Egito há 30 anos, M. Kadafi é ditador da Líbia há 42 anos, o rei Mohammed VI do Marrocos herdou o trono do pai há 21 anos e o rei Abdullah II da Jordânia é herdeiro de  uma ‘dinastia” criada por Churchill em 1921, enquanto Saddam Hussein tiranizou o Iraque por 25 anos e seu parceiro na Síria, o general Hafez al-Assad, mandou em Damasco por 30 anos, legando ainda a cadeira o seu filho Bashar.”

O Verissimo escreveu certa feita que tem dias que única informação correta do jornal é data. Parodiando, pode-se afirmar que a única informação correta do historiador da RBS são os nomes próprios. Voltaire jamais escreveria que foi a apatia  e o conformismo que permitiu que a ditadura brasileira começasse e terminasse à moda militar. Sob o taco da bota.  Se o próprio professor não pode escrever diferente do que pensam seus patrões, porque os jovens sob ameaça de tortura e morte poderiam se manifestar?

A conclusão do seu Schilling é lapidar: “A rebelião das massas árabes, ainda que tenha intenções democráticas, é percebida com desconfiança e ceticismo. Pode lhes ser pior do que o autoritarismo”.

Para bom entendedor, meia palavra basta.  Para o brilhante hagiógrafo dos ditadores, há algo pior do que o autoritarismo, uma república teocrática… com exceção da israelense, claro. Voltaire pode entender de boimate, cruza de boi com tomate, mas não entende nada de massas.

Parodiando Churchill, Schilling é o pior dos celetistas da RBS, com exceção de todos os outros.

2 Comentários »

  1. […] pregam a entrega de Cesare Battisti ao cafetão Berlusconi, há também os que defendem (como fez Voltaire Schilling, os Mubarak. Não seria de estranhar que os mesmos que atacam o governo para entregar o terrorista […]

    Pingback por La batalla de Egipto continúa · ELPAÍS.com « Ficha Corrida — 30/01/2011 @ 7:46 am | Responder

  2. Camarada, sobre o mesmo assunto, lancei uma aposta para o Jornal Nacional de 29 de janeiro – sábado: http://asarvoressaofaceisdeachar.blogspot.com/2011/01/obama-da-as-cartas-pig-obedece-e-nos.html

    Comentário por Luciano Mano Negra — 29/01/2011 @ 12:10 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: