Ficha Corrida

21/05/2010

O Segredo dos Animais

Filed under: PIG,RBS — Gilmar Crestani @ 1:52 am

O Segredo dos Animais

Não é mais segredo, animal!

O padrão de jornalismo praticado da RBS tem história. Nasceu com a empresa e se manteve como paradigma para seus funcionários e “colaboradores”. É o padrão Rubens Ricúpero: o que é bom (para eles) mostram, o que é ruim (para eles), escondem. A corrupção no governo da ex-funcionária da RBS, a ex-governadora há mais tempo em exercício, Yeda Rorato Crusius, aparecia sempre primeiro na Folha de São Paulo. A RBS se resignava em escrever que segundo matéria da …. teria sido descoberto mais um “suposto” rombo, e finalizava: mas não há nenhum “fato novo”. “Fato novo” virou bordão obrigatório, dos vendedores de jornais, aos cronistas esportivos da RBS. Mais. Nunca havia um culpado. No DETRAN o romba era do… DETRAN. Não aparecia nomes de ninguém, nem do responsável nem do irresponsável. Na linguagem da RBS, culpados, se houvesse, seriam os órgãos, nunca os dirigentes dos mesmos muito menos quem os colocou lá.

A Batalha de Itararé dos jornais em busca da eliminação da necessidade de diploma para exercer jornalismo faz sentido. Na RBS, por exemplo, a editora de política pode tanto ser uma abelhinha como um rato. Não faz diferença, pois o resultado será sempre o mesmo, como sói acontecer com fantoches. Assim, qualquer invertebrado pode ser “jornalista” na RBS.

Padrão Ricúpero

O padrão Rubens Ricúpero da RBS é visto diariamente.  Hoje, por exemplo, há duas matérias “de manual” (da RBS):

MAIS UM ESCÂNDALO
Senado investigará fantasmas em gabinete
(página 14)

MÁFIA CHINESA

PF abrirá inquérito para investigar Tuma Júnior (página 16)

Observe-se que quando há envolvimento de deputado de partido aliado da RBS, o nome do meliante não aparece. Nem o partido. A primeira linha é emblemática de um estilo mafioso:

Uma ‘suposta‘ fraude na contratação de funcionárias no gabinete de Efraim Morais (DEM-PB) levou a Polícia do Senado a abrir ontem processo de investigação. O senador nega participação no caso e disse já ter exonerado as pessoas envolvidas.”

Um pouco mais e o redator convenceria que seu Efraim seria apenas uma vítima.Já na segunda matéria, o nome do investigado aparece no título. E não como
suspeito.

Modus Operandi

Todo dia é assim. Quando fica difícil inverter os fatos, a mídia provoca um silêncio ensurdecedor. Se dependêssemos da RBS, sequer saberíamos que Lula esteve no Irã mediando um acordo histórico. Pelas mesmas razões que a  corrupção no governo Yeda passou batido pelos veículos da RBS. Se os critérios jornalísticos fossem aplicados no esporte, não haveria vitória de 1 x 0. A divulgação da pesquisa que colocou Dilma na frente de Serra, na terça 18/05/10,  diz tudo:


Zero Hora | 18 de maio de 2010 | N° 16339

CNT/SENSUS

Dilma e Serra empatam em pesquisa

Números divulgados ontem mostram pequena vantagem para a petista, que aparece com 35,7% contra  33,2% de tucano

Pela primeira vez na série de pesquisas CNT/Sensus sobre a corrida presidencial deste ano, Dilma Rousseff (PT) aparece à frente de José Serra (PSDB). No cenário com todos os concorrentes, a petista obteve 35,7% e o tucano, 33,2%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para  menos.”

Os famigerados veículos da famiglia Sirotsky não empatavam  quando Serra esteva na frente nas pesquisas.

1 Comentário »

  1. […] O Segredo dos Animais […]

    Pingback por https://fichacorrida.wordpress.com/ « ( E.V.S. ) — 25/01/2013 @ 10:04 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: